domingo, 16 de janeiro de 2011

Consumo de açaí contaminado causa surto no interior do Amazonas


MANAUS – A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) confirmou, nesta sexta-feira (14), um surto de Doença de Chagas no município de Carauari. A cidade registrou 12 pessoas com diagnóstico confirmado por exames laboratoriais. De acordo com o secretário Wilson Alecrim os pacientes tiveram quadro agudo da doença. O problema é causado pelo parasita Trypanosoma Cruzi, presente nas fezes do barbeiro ou de besouros de palmeiras.
Todas as pessoas afetadas moram em assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizado na Estrada do Riozinho, na zona rural de Carauari. Investigação epidemiológica, realizada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), apontou o consumo de açaí contaminado, preparado artesanalmente, como a causa provável da transmissão da doença. O grupo teria consumido a bebida em um evento familiar.
A equipe da FVS apurou que o açaí consumido pelas famílias foi produzido na casa de uma delas, de forma artesanal e sem cuidados de higiene. A família relatou que os caroços de açaí não foram previamente lavados, foram machucados direto com as mãos e a água utilizada para sua diluição foi coletada direto da chuva. “A manipulação inadequada dos frutos do açaí e de outros alimentos pode levar à transmissão do protozoário para as pessoas, por via oral”, explicou Alecrim.
Relatório apontou que os pacientes pertencem a duas famílias e entre eles quatro são menores de 14 anos e oito são adultos. O consumo do açaí contaminado ocorreu no dia 17 de dezembro e 11 dias depois surgiram os primeiros casos suspeitos. Doze das 14 pessoas que consumiram a bebida, apresentaram sintomas de febre, dor de cabeça e muscular, tontura, fraqueza e falta de ar e foram atendidas no Hospital Regional de Carauari. Os pacientes tiveram quadro agudo da doença, receberam assistência médica e estão em tratamento no próprio município.
A manipulação inadequada do açaí já provocou surtos em outros municípios do estado. No ano de 2007, foi registrado um surto no município de Coari, onde 27 pessoas contraíram a doença e em 2010 em Santa Isabel do Rio Negro, com 17 doentes.

Cuidados
Para solucionar o problema de transmissão da doença através do consumo do açaí, a FVS desenvolve um trabalho educativo, de conscientização das populações rurais, com a distribuição de cartilha informativa sobre os perigos que a manipulação incorreta do fruto podem acarretar para a saúde das pessoas. “A cartilha ensina como proceder para evitar a contaminação, com todo o passo-a-passo da manipulação e com ilustrações para que as pessoas possam compreender melhor e aplicá-las”, explica o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque. (IP)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.