quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Doze alunos da Escola Naval são internados após 1ª semana de aula



Segundo a Marinha, foi por causa dos exercícios físicos que eles passaram tão mal e tiveram que ser hospitalizados. Alguns parentes denunciam que a violência dos treinamentos seria um tipo de trote.

Doze alunos da Escola Naval, no Rio de Janeiro, foram hospitalizados depois da primeira semana de aula. Um está no CTI. As famílias dizem que eles foram submetidos a exercícios físicos exagerados. A Marinha nega, mas abriu investigação.
As primeiras semanas do ano são para o que a Marinha chama de estágio de adaptação à vida militar, mas dos 231 alunos da Escola Naval, 12 baixaram no hospital.
Os jovens têm entre 18 e 21 anos e fazem parte da turma recém-aprovada na Escola Naval, que forma os oficiais da Marinha brasileira. Nesse período, eles fazem exercícios físicos. Segundo garante a Marinha, foi isto que fez com que 12 passaram tão mal que tivessem que ser hospitalizados.
Na primeira semana, três tiveram vômitos e dores abdominais. Depois, mais nove também passaram mal. Onze estudantes estão desde segunda-feira (17) no Hospital Naval.
As famílias informaram que dois deles precisaram ser submetidos à diálise por insuficiência renal. Um outro foi levado pelos pais para um hospital particular e está internado no centro de terapia intensiva, também com problemas renais.
Alguns parentes denunciam que a violência dos exercícios físicos seria uma espécie de trote. Os calouros teriam sido obrigados a correr com mochilas e as malas nas costas, debaixo de sol forte e sem beber água.
A parente de um dos alunos desabafou: “É muito triste porque é a quebra de um sonho desses jovens que vão para a Marinha querendo exercer a função, servir à Marinha e de repente é um baque muito grande”.
A Marinha diz que abriu uma sindicância. “Nós estamos apurando para ver o que efetivamente aconteceu. Não existe trote na Escola Naval, de maneira nenhuma. Existem, sim, atividades físicas, treinamento físico-militar, atividades profissionais. Tudo isso muito bem planejado”, afirmou o diretor da Escola Naval, almirante Leonardo Puntel.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.