domingo, 13 de fevereiro de 2011

Soja preta pode ajudar a combater o envelhecimento precoce


Alimento auxilia na boa manutenção dos cabelos, unhas e pele

Além de ser uma ótima fonte de proteínas, fibras, minerais e vitaminas a soja do tipo preta é capaz de retardar o envelhecimento precoce por conter alto teor de propriedades antioxidantes. Segundo a nutricionista Audrey Abe, colaboradora da rede Natural em Casa, por essas propriedades, a soja é muito conhecida atualmente como um "superalimento".
— Esta opção mais escura da soja possui maior concentração de antocianina, uma substância antioxidante que dá essa coloração diferente — explica.
Nas nações asiáticas, já existem mercados tradicionais desse tipo de grão. No Brasil, a procura começou recentemente, já que as propriedades antioxidantes do alimento começaram a ser difundidas. Conforme a especialista, o consumo de alimentos ricos nessas propriedades, combate os radicais livres, evitando danos nas células do corpo humano e prevenindo contra diversas doenças.
Audrey lista alguns dos benefícios que o consumo regular de soja preta traz ao organismo:

:: Prevenção
As antocianinas da soja preta agem como antioxidantes, combatendo radicais livres, desempenhando assim um importante papel na prevenção de doenças cardiovasculares, cânceres e regulação de inflamações. Esta substância ajuda a inibir a agregação das plaquetas, evitando a formação de coágulos que comprometem a circulação sanguínea.
Há indícios ainda, em pesquisas realizadas, de que possa auxiliar também na prevenção de diabetes.

:: Proteínas
A soja preta também é uma ótima opção para os adeptos da alimentação vegetariana, pelo seu alto teor de proteína. Pode ajudar a substituir o consumo de carne, frango e peixe, sendo utilizada em diversos preparos.

:: Combate à TPM
Como a soja tradicional, a preta tem isoflavinas, que reduzem os sintomas da TPM e do climatério e ajudam a prevenir a osteoporose. Em estudo realizado no Japão, um snack feito à base de soja preta foi eficaz ao melhorar a perda de volume ósseo.

:: Estética:
Por ser fonte de proteínas, a soja preta, auxilia na boa manutenção dos cabelos, unhas e pele. E por ter maior concentração de antocianinas, previne a ação de radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce.

Curiosidades:

:: A soja preta tem o sabor parecido com o da amarela. Pode ser utilizada no preparo de caldos, sopas e saladas. Cozida, combina com o arroz branco ou integral. A sua farinha pode ser usada em receitas de bolos e pães ou, simplesmente, misturada em sucos, vitaminas e iogurtes.

:: Consuma pelo menos uma porção por dia e armazene em embalagem fechada, local arejado, seco e sem luz para evitar a perda parte de suas propriedades antioxidantes.


BEM-ESTAR

Um comentário:

Verbratec© Desktop.