terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Universidade federal investiga trote com fezes de animais e urina em PE

Veteranos jogam líquido que teria fezes animais
em calouros na Univasf (Foto: Reprodução)

Prática ocorreu dentro de campus da Univasf entre 2007 e 2008.
Denúncia anônima com vídeo e fotos foi enviada à reitoria.


A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) vai investigar a prática de trote com fezes de animais e urina em cursos do Campus Ciências Agrárias em Petrolina, interior de Pernambuco, segundo nota divulgada pela instituição na sexta-feira (11).
Uma denúncia anônima feita à reitoria no dia 5 mostrou vídeos e fotos feitos por estudantes entre 2007 e 2008. Há relatos de que a atividade também foi realizada nos últimos dois anos fora da universidade. Vídeos postados na internet também mostram brincadeiras abusivas em 2009 e 2010 entre alunos da Univast.
As imagens enviadas à universidade mostram calouros amarrados em grupos pelos veteranos, que jogam uma mistura escura sobre eles. Em um trecho do vídeo, os estudantes dizem que o líquido tem fezes de animais como bois e vacas, urina humana e ovos podres. Tudo ocorre dentro do campus.
Segundo o vice-reitor da Univasf, Paulo César da Silva Lima, além das imagens enviadas pelo denunciante, a universidade encontrou mais vídeos e fotos em redes sociais na internet. Todo o material foi enviado para análise da Procuradoria Geral Federal, que dá assessoria jurídica à instituição.
Calouros amarrados sofrem trote com mistura que
teria fezes animais (Foto: Reprodução)

“Todo o acervo de imagens, documentos e textos de imprensa, incluindo a denúncia anônima, colocamos num documento só e encaminhamos para a nossa procuradoria, para ela analisar e fazer uma orientação para ver o que faremos a partir daí”, disse Lima.
De acordo com o vice-reitor, após 2008 a prática deixou de ocorrer dentro da universidade. Nesse período, segundo Lima, um grupo de cerca de cinco veteranos foi punidos pela universidade por jogarem um líquido em um calouro que se recusava a participar do trote. Os estudantes tiveram de fazer atividades sociais como forma de punição.
Para coibir exageros na recepção dos “bixos”, segundo o vice-reitor, a universidade criou uma resolução disciplinar em que deixa clara a possibilidade de suspensão e até expulsão em casos de danos ao patrimônio e agressões físicas e morais. Além disso, dependendo do caso, pode ser encaminhado à polícia.

Campanha de trote solidário
As aulas na Univasf começam na próxima segunda-feira (21) e os calouros serão recebidos com trote solidário e outras atividades recreativas, segundo Lima. A campanha institucional sobre a recepção foi “antecipada”, segundo a reitoria, para esta segunda-feira (14). Neste ano, a universidade vai receber 540 novos alunos.
“A antecipação do cronograma visa ampliar as ações já desenvolvidas e sensibilizar a comunidade universitária sobre a importância da participação de todos os setores nas iniciativas que objetivam promover maior integração entre os alunos”, afirma nota da Univasf.
Segundo o texto, “a campanha envolve ações de conscientização e humanização das atividades de recepção aos calouros e ao mesmo tempo adverte os estudantes sobre as consequências e sanções previstas para os que infringem as normas disciplinares da universidade e as responsabilidades civis e criminais para quem pratica o trote”. Cartazes e folhetos educativos serão distribuídos nos campi.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.