quinta-feira, 10 de junho de 2010

Acesso à água pode ser passaporte para inclusão escolar de meninas

"O acesso à água potável e saneamento é um fator fundamental na capacitação das meninas através da educação".A afirmação foi feita nesta segunda-feira pela especialista independente das Nações Unidas sobre o tema, Catarina de Albuquerque, em sessão do Conselho de Direitos Humanos em Genebra.
Segundo especialista da ONU, esse é um fator fundamental na capacitação de meninas através da educação.Ela disse que a falta de acesso à água e saneamento em casa impede as meninas de irem à escola, leva a muitos dias de aula perdidos e eventualmente as obriga a abandonarem o ensino.
A relatora da ONU falou ainda sobre a importância da educação sobre esses direitos, incluindo a higiene, para a capacitação de meninas e mulheres.Ela afirmou também que a falta de acesso à àgua potável e saneamento tem forte impacto na saúde e gera muitas doenças que poderiam ser evitadas.
"Em escolas em que as condições sanitárias são deficientes as meninas, especialmente a partir do momento em que começam a ficar menstruadas, deixam de ir à escola pois tem vergonha, porque não querem partilhar os mesmos banheiros com rapazes, particularmente em época do mês em que se sentem mais vulneráveis. Portanto a existência de banheiros em condições e separados aumenta em 11% a participação escolar das meninas", afirmou Catarina.

Carlos Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.