segunda-feira, 7 de junho de 2010

ONU pede presença de mais mulheres nas missões de paz


O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu nesta sexta-feira a presença de mais mulheres policiais em suas missões de paz para aumentar a eficácia da luta contra a violência sexual e demonstrar igualdade em sociedades onde persiste a discriminação.
"As mulheres contribuem com uma nova dimensão que é essencial", afirmou Ban em reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas dedicada às mulheres e às missões de paz.
Entre outras coisas, ele destacou que mulheres e menores que são vítimas de abusos sexuais "sabem que encontram uma pessoa compreensiva" quando se aproximam de uma agente feminina.
"Quando se deve controlar uma multidão ou interrogar um suspeito, a presença de uma policial pode distender a tensão e evitar as infrações", afirmou Ban.
Há dez anos, o Conselho de Segurança já ressaltou a importância de incorporar a mulher às missões de paz com a resolução 1.325, na qual pedia mais militares, policiais e agentes humanitários femininos.
Apesar disso, hoje em dia somente 8% dos 13 mil policiais da ONU espalhados pelo mundo são mulheres.
"Não há nenhuma sociedade que tenha 92% de homens e 8% de mulheres", ressaltou a assessora policial do departamento de Operações de Paz da ONU, a sueca Ann-Marie Orler, que encorajou os 192 países-membros do organismo a incluir mais pessoal feminino nas unidades que cedem às missões de paz.
A ONU iniciou no ano passado uma campanha para elevar para 20% a presença feminina em suas operações de segurança e pacificação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.