quinta-feira, 10 de junho de 2010

Pessoa com obesidade mórbida poderá ter assento reservado em transporte coletivo


As pessoas com obesidade mórbida poderão passar a ter direito a assento reservado nos sistemas de transporte público coletivo rodoviário, ferroviário, aéreo ou hidroviário. A determinação está prevista em proposta aprovada nesta quinta-feira (10) pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e que será ainda analisada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), em decisão terminativa, antes de ser enviada para votação na Câmara.
A obesidade mórbida ocorre quando o peso de uma pessoa ultrapassa o valor 40 no índice de massa coporal (IMC). De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, um aumento de 20% ou mais acima de seu peso corporal ideal significa que o excesso de peso tornou-se um risco à saúde.
A legislação brasileira já prevê reserva de assentos especiais nos sistemas de transporte público para as pessoas portadoras de deficiência ou acompanhadas por crianças de colo, idosos a partir dos 60 anos, gestantes e lactantes. O projeto de lei (PLS 578/09) de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) acrescenta os obesos mórbidos àLei 10.048/00, que trata do assunto.
Segundo Serys, a obesidade mórbida é um dos mais sérios problemas da atualidade, principalmente porque impõe limitações às pessoas que com ela convivem. "Entre tantas restrições, chama a atenção a dificuldade causada pela inadequação dos assentos nos veículos de transporte às características físicas das pessoas obesas, despreparo que, não raras vezes, enseja situações de sofrimento e constrangimento que caracterizam inaceitável discriminação", explica Serys, na justificação ao projeto.
A proposta ainda faculta às pessoas com obesidade mórbida cuja condição física as impeça de ocupar confortavelmente um único assento o direito a dois assentos lado a lado, podendo o operador cobrar acréscimo de 25% sobre o valor do bilhete de passagem regular.
A relatora da matéria, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), acrescentou ao texto final emenda para determinar que a obrigatoriedade da oferta de assentos aos obesos mórbidos é limitada a dois passageiros por veículos. A emenda também prevê que o passageiro, ao comprar o bilhete, deverá informar à empresa operadora sobre sua condição de portador de obesidade mórbida, "de forma que a empresa possa providenciar o manejo dos assentos previamente à efetiva ocupação do veículo", explicou.

O relator da matéria foi o senador Jayme Campos (DEM-MT).
Valéria Castanho / Agência Senado

5 comentários:

  1. o meu nome e . tenho 35 anos e tambem estou com este problema nao sei oque fazer gostaria muito de ajuda.

    ResponderExcluir
  2. deixa de comer.........
    eu nunca tive esse problema, sou super magro....

    ResponderExcluir
  3. infelizmente nao tem com comer apenas. tem a haver com genetica

    ResponderExcluir
  4. e muito triste ter essa doenca

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.