quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Bom dia ao Blog Anjos e Guerreiros


Enviamos abaixo o aviso sobre o lançamento do mais novo livro do médico Alex Botsaris, Medicina Ecológica - Descubra com cuidar da saúde sem sacrificar o planeta, no próximo dia 11 (sábado), no Jardim Botânico, com direito a palestra do autor e distribuição de mudas de plantas medicinais.
O encontro pretende trazer a público o debate sobre esse conceito, ainda pouco conhecido dos brasileiros, e os temas que ele engloba, entre eles a aplicação da medicina complementar e de estratégicas de tratamento que reduzam o impacto das substâncias químicas medicamentosas no meio ambiente. Outro foco é o combate ao uso abusivo de medicamentos sintéticos, em especial antibióticos potentes recém-lançados e sem estudos de impacto.
Em anexo, segue a capa do livro com a orelha da obra, escrita pela jornalista Sônia Bridi, para ajudar a introduzir o assunto.

Atenciosamente

Karine Fonte
Fatutti Comunicação

EVENTO NO JARDIM BOTÂNICO DO RIO APRESENTA MEDICINA ECOLÓGICA
E DISTRIBUI PLANTAS MEDICINAIS
No próximo dia 11 de dezembro, às 16h, o Dr. Alex Botsaris fará uma palestra gratuita sobre seu mais recente livro, Medicina Ecológica – Descubra como cuidar da sua saúde sem sacrificar o planeta, com uma grande ação em favor da medicina complementar e da qualidade de vida. Durante o evento, no setor de Plantas Medicinais do Jardim Botânico do Rio, cada pessoa que adquirir um exemplar do livro levará de graça uma muda de planta medicinal.
A ação busca apresentar a ideia central do livro, de que a sociedade contemporânea depende em excesso de medicamentos sintéticos até para problemas simples de saúde, quando já existem soluções fitoterápicas, menos agressivas e tão eficientes quanto, e ainda despreza constantemente o “princípio da precaução”, que em medicina se traduz nas ações preventivas de saúde. São posturas que agridem nosso organismo e também o meio ambiente.
Para evitar essa situação, o Dr. Botsaris defende a chamada “medicina ecológica”, que combina as estratégias da medicina complementar já validadas pela ciência (homeopatia, fitoterapia e acupuntura, entre outras) com os tratamentos convencionais, numa abordagem individualizada para melhorar a saúde global do paciente. Aplicando esse princípio o médico, além de ser mais eficaz, contribui para proteger o planeta, pois ao receitar menos remédios ou optar por insumos naturais, menos substâncias químicas terminam no esgoto ou no lixo.
“O que defendemos é uma medicina preocupada em recuperar o equilíbrio dos indivíduos, com visão holística e abordagem individualizada, que agride pouco o meio ambiente, é simples, barata e tem conotação preventiva”, explica o autor. Para ele, o médico ou o paciente que adotam a medicina ecológica observam as duas principais ações de saúde que mais reduzem o uso de remédios: a prevenção (não fazer coisas que prejudiquem o organismo) e a promoção (fazer coisas que tragam bem ao organismo).
Escrito em linguagem simples e direta, mas sem deixar de apresentar estudos e argumentos sérios, o livro de Alex Botsaris aborda outras questões espinhosas ligadas ao meio ambiente e à medicina, como as consequências das agressões ambientais na saúde dos cidadãos; a ética médica e a influência da indústria farmacêutica; o uso indiscriminado de produtos químicos; e a má qualidade de vida nos centros urbanos. A obra é um chamado à reflexão sobre os desafios na área de saúde que a Humanidade enfrenta neste início de século XXI.
O autor – Alex Botsaris é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo Hospital Claude Bernard (Paris) e em Medicina Chinesa pela Universidade de Pequim. É membro da Associação Brasileira de Fitoterapia (Abfit – antigo IBPM); e da equipe do Programa Estadual de Plantas Medicinais (Proplan) da Secretaria Estadual de Saúde do Rio (SES/RJ). Já atuou como consultor da Natura e da Ybios (empresa de tecnologia em ativos naturais).

Outros livros publicados
- Fitoterapia Chinesa e Plantas Brasileiras (Editora Ícone), 1995;- Fórmulas Mágicas (Editora Nova Era), 1997;
- Sem Anestesia (Editora Objetiva), 2001;
- Complexo de Atlas (Ed Objetiva), 2003;
- Medicina Complementar (Editora Nova Era), 2004;
- Doce Vôo da Juventude (Editora Objetiva), 2007;
- O Prazer de se cuidar (Casa da Palavra), 2007.

FATUTTI COMUNICAÇÃO
Avenida Rio Branco nº 185, grupo 2120
Centro · Rio de Janeiro CEP 20040-007
Tel. (21) 2240.4236/ 9966.8902 · fatutti@fatutti.com
Informação enviada por e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.