domingo, 5 de dezembro de 2010

Plástica agora é presente de 15 anos


Festas glamourosas? Viagem para Disney? Nada disso! As meninas estão debutando é no bisturi. Ao completar 15 anos, as adolescentes agora pedem aos pais uma cirurgia plástica de presente. Turbinar os seios, fazer lipoaspiração, corrigir imperfeições no nariz e nas orelhas. Para se ter uma ideia, os adolescentes são os pacientes em 15% a 17% das plásticas realizadas no país. E a estatística sobe para 30%, quando chegam as férias escolares.
Mas, com o corpo e a personalidade ainda em desenvolvimento, o jovem está mesmo pronto para se submeter a uma cirurgia estética? "O médico precisa ter cuidado, bom senso e critério. O procedimento precisa ser discutido com o paciente e a família, e deve ser feito quando existe realmente uma necessidade, quando alguma parte do corpo afeta negativamente suas relações afetivas e sociais", alerta o cirurgião plástico Ariosto Santos.
O médico diz que boa parte das cirurgias pode ser evitada. "Em alguns casos, basta fazer exercícios físicos e mudar hábitos. O adolescente é impaciente e só quer que o seu problema seja resolvido, mas é necessário avaliar se ele está preparado emocionalmente para a cirurgia", afirma Ariosto.
Em entrevista ao jornal A GAZETA, o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgiões Plásticos, Sebastião Guerra, diz ser normal encontrar meninas com menos de 18 anos com o sonho de colocar silicone. "Eu fiz a cirurgia da minha filha, por exemplo. E ela adorou", frisa o médico, com naturalidade.

Idade
Alguns profissionais defendem que a mamoplastia de aumento (implante de silicone) pode ser realizada depois de dois ou três anos da primeira menstruação, e, como isso tem ocorrido de forma precoce, a cirurgia poderia ser feita em meninas de 15 anos. Entretanto, essa postura não é adotada em todos os consultórios.
O cirurgião Fábio Zamprogno desaconselha o procedimento em menores de 18 anos. "A prótese comprime e prejudica o desenvolvimento da mama. Pode ocorrer um afinamento da pele e não há tratamento que corrija. Já a redução de mama pode ser antes dos 18 anos quando existe um incômodo como dor nas costas, por exemplo", ressalta.
A rinoplastia (plástica no nariz) também não é indicada para jovens com menos de 16 ou 17 anos, já que os ossos da face ainda estão em desenvolvimento.

Nem todas têm indicação
Análise
Roberta Giovannotti, Psicanalista

Procedimentos corretivos são indicados quando trazem um mal-estar às crianças e jovens, mas precisam ser avaliados cuidadosamente pelos especialistas. Os jovens precisam do apoio dos familiares para um diálogo orientador frente a essa "motivação" e desejo de realizar procedimentos estéticos. Nem todas as pessoas exibem um perfil ideal para uma cirurgia plástica - daí a importância de uma avaliação psicológica. A experiência do cirurgião poderá identificar pacientes que se mostram inseguros e/ou com uma expectativa exacerbada quanto aos resultados da cirurgia. Essa escuta pode evitar cirurgias mal indicadas e ainda frustrações no período pós-operatório. Sem falar em quadros traumáticos psíquicos. Existem várias contra-indicações: adolescentes obcecados com mínimos defeitos, com distúrbios emocionais, comportamento paranóico ou depressivo.

Daniella Zanotti


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.