terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Fotógrafo acompanha cotidiano de surdos em cidade russa

Nessa escolinha, há uma sala só para crianças surdas. Mesmo assim, a dificuldade de adaptação é imensa, e muitos abandonam os estudos.

O fotógrafo Feder Telkov, que tem um blog no site da BBC Rússia, visitou a cidade russa de Nizhny Tagil, nos Urais, para conhecer de perto o cotidiano de um grupo de surdos.

São homens, mulheres e muitas crianças que podem usufruir de serviços especiais para eles, como uma missa acompanhada por um "intérprete" de linguagem de sinais.

No internato para jovens com problemas auditivos, há aulas de canto e de dança, onde eles aprendem a se mover com ritmo e a ler partituras.

Também há uma escola onde os jovens com problemas auditivos têm aulas de dança e até de música. As crianças surdas podem estudar em uma classe especial dentro de uma creche da cidade.

A falta de emprego e de abrigos faz com que muitos acabem morando nas ruas. No entanto, o fotógrafo diz que a solidariedade é muito grande dentro desse grupo. Muitos abrigam outros surdos até que encontrem um lar.

No entanto, as dificuldades são imensas. A maioria deles vive em condições precárias, com a ajuda do governo. Muitos não encontram emprego e acabam indo viver nas ruas.


BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.