segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pelo menos 50 estão desaparecidos após deslizamento de terra na Colômbia


Medellín - Pelo menos 50 pessoas estão desaparecidas após deslizamento de terra ocorrido neste domingo na Colômbia. Esse número pode aumentar para 200, segundo autoridades. Segundo socorristas da Cruz Vermelha, a terra cobriu dezenas de casas num bairro de Medellín, que fica a 400 km a noroeste de Bogotá.
"Até agora resgatamos três pessoas com vida", disse César Urueña, subdiretor de socorro da Cruz Vermelha colombiana, à AFP.
Horas mais tarde foram retirados os corpos de dois adultos, segundo Jorge Humberto Salazar, porta-voz do governo de Antioquia. A equipe procurava sobreviventes da avalanche de terra que atingiu imóveis de três andares.
Muita gente aproximou-se à noite dos socorristas à procura de seus vizinhos, constatou um fotógrafo da AFP no local. "Nossos trabalhos estão concentrados na remoção de escombros", acrescentou.
O deslizamento foi registrado às 14h (19h de Brasília) no setor La Gabriela, do município de Bello (norte de Medellín).
A Colômbia sofre este ano com as piores chuvas das últimas décadas, que já fizeram mais de 170 mortos e afetaram 1,5 milhão de pessoas.
Medellin é uma cidade enclavada num vale, contando dezenas de bairros de habitações precárias construídas nos flancos da montanha, e particularmente vulneráveis ao risco de desabamentos.
A Colômbia vive uma estação de chuvas de intensidade sem precedentes devido ao fenômeno climático La Niña, que acarreta uma redução da temperatura de alguns setores do Oceano Pacífico, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Ideam).
No domingo, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou que não assistiria à Conferência internacional de Cancún (México) sobre o aquecimento climático, devido à situação em seu país, após já ter abreviado sua participação na reunião de cúpula ibero-americana na Argentina, em Mar de Plata


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.