domingo, 26 de dezembro de 2010

Extrato da sucupira tem propriedades de ação contra a dor e até potencial antitumoral

Semente da planta tem potentes atividades analgésicas e antitumorais
Foto: Júlio Cordeiro


Pesquisa foi feita por estudiosos brasileiros
Novos potenciais medicinais das plantas não param de ser descobertos. Ao observar a utilização e os relatos sobre o chá da folha de sucupira — conhecido por amenizar dores nas articulações e na garganta —, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) resolveram estudar as tais propriedades medicinais da planta e descobriram que seu extrato tem eficientes atividades analgésica e antitumoral. A sucupira é uma árvore de porte médio (de até 16m), comum no cerrado e em parte da Mata Atlântica.
Ainda é o que se chama de pesquisa básica, sem mecanismos concretos de utilização (como um medicamento), mas que traz oportunidades de desenvolvimento de novos remédios.
— De um dado popular até chegar a um fármaco levam-se anos — enfatiza um dos autores do estudo, Humberto Moreira Spíndola, farmacêutico do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Química, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp.
Isso ocorre porque é necessário comprovar se os ativos de fato funcionam e se são seguros para sua utilização.
— Estamos em uma etapa inicial do estudo, na qual comprovamos que os extratos da planta funcionam. Precisamos, porém, percorrer um longo caminho até saber se eles são eficazes em seres humanos — diz Spíndola.
Para comprovar as propriedades, os cientistas avaliaram os extratos de folhas e sementes da sucupira e descobriram que, nessas últimas, encontravam-se potentes atividades analgésicas e antitumorais. As folhas não tiveram a mesma atividade, provavelmente por não conterem os mesmos princípios ativos, informa Mary Ann Foglio, orientadora de Spíndola.
Na avaliação dos extratos dessas sementes, foram descobertas duas substâncias envolvidas tanto na atividade analgésica quanto na antitumoral: a geranilgeraniol e a vouacapano. Da união delas, os cientistas desenvolveram um novo extrato para testar em células (in vitro) e em ratos e camundongos (in vivo).
Para descobrir a atividade antitumoral, o extrato foi injetado em células de diversas linhagens de câncer. Segundo Spíndola, os resultados foram positivos em todas as células, demonstrando capacidade de combate ao tumor. O extrato, contudo, teve maior eficiência sobre o câncer de próstata. Nos testes com camundongos, o tumor foi induzido e também foi observada a ação positiva contra os cânceres.
— Mas não podemos afirmar que daria certo em humanos, já que os tumores de animais são mais simples. Precisamos de mais estudos para descobrir os mecanismos de ação do extrato nos tumores humanos — sustenta o autor da pesquisa.
Os resultados das atividades analgésicas são mais próximos da realidade. Nos testes com ratos e camundongos, as substâncias do extrato da semente da sucupira mostraram potencialidade em inibir a dor.
— Nessa etapa, determinamos os mecanismos de ação que podiam estar envolvidos na atividade analgésica. A principal conclusão foi que funciona — comemora Spíndola.

Os experimentos

Antitumoral

Os testes para determinar a eficácia das substâncias encontradas foram feitos in vitro (em células) e em camundongos

A) In vitro
As substâncias foram injetadas nas células de diversas linhagens tumorais. Os cientistas observaram uma ação maior no combate aos tumores das células com linhagem de câncer de próstata

B) Animais
— Os pesquisadores induziram o crescimento do tumor em camundongo
— Depois, injetaram as substâncias nos tumores
— Os resultados demonstram ação capaz de combater o tumor de camundongo

Analgésico
— Nos testes foram utilizados ratos e camundongos para determinar a eficácia das substâncias
— Os cientistas provocaram estímulos dolorosos na pele e mecânicos
— Após os estímulos, aplicaram as substâncias no organismo dos animais e observaram que elas eram capazes de atenuar a dor

Próximo passo
— Estudar se as substâncias são tóxicas ao organismo

Expectativa na aplicação
— Uso oral contra as dores
— Pomadas e cremes de massagem para aliviar as dores reumáticas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.