quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Lula lança nova carteira de identidade digital


BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta quinta-feira, em solenidade no Ministério da Justiça, o Registro de Identidade Civil (RIC), que será o novo documento digital de identificação do brasileiro. É uma espécie de carteira de identidade virtual que vai conter vários dados do seu titular e reunir outros documentos. No cartão constará: nome, foto, data de nascimento, nome dos pais, dados do CPF, título de eleitor, uma nova numeração digital, entre outros dados.
O cartão será protegido com tecnologia moderna e, segundo o governo, será impossível a falsificação e o risco de seu uso por outra pessoa. O RIC vai conter um chip com os dados biográficos e também biométricos (que são as impressões digitais).
Presente à solenidade, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Levandowisk, afirmou que o cartão futuramente será utilizado como título de eleitor.
Em 2011, serão produzidos 2 milhões de cartões, a ser distribuídos em Brasília, Rio, Salvador, Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO).
O governo estima que em nove anos todos os brasileiros estarão com o novo documento de identidade. Até lá, a atual carteira continua valendo. A primeira nova identidade foi entregue ao presidente Lula, e a segunda a primeira-dama, Marisa Letícia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.