quarta-feira, 7 de julho de 2010

Congresso contra drogas tem início hoje na Capital

Evento vai reunir profissionais de quatro países para debater o crack

Renomados especialistas se reúnem a partir de hoje para combater um inimigo comum: o crack. Com o objetivo de encontrar soluções para enfrentar o crescente problema do abuso de entorpecentes no Estado e no país, inicia-se às 8h o 1º Congresso Internacional Crack e outras Drogas: Um Debate que se Impõe.
Promovido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul e a UFRGS, com apoio do Grupo RBS, o evento vai reunir personalidades – que são referência na área – de quatro países: Argentina, Brasil, Colômbia e México. Até sexta-feira serão realizadas três conferências, três painéis e 16 oficinas, todas com inscrições esgotadas.
O primeiro palestrante será o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Também no primeiro dia, ocorrerá o Painel da Prevenção, que terá a participação do vice-presidente RS da RBS, Geraldo Corrêa. Amanhã, o psiquiatra e psicanalista Eduardo Kalina é uma das atrações. A médica e doutora em ciências Ana Cecília Marques participará do Painel Tratamento.
O foco das discussões estará na prevenção, no tratamento e na redução da oferta de drogas, principalmente do crack. Segundo dados do IBGE, o número de usuários da pedra no Brasil chega a 1,2 milhão, e a idade média para início do uso da droga é de 13 anos. No início de 2009, pelo menos 55 mil pessoas consumiam a pedra diariamente no Estado.

Os debates
- O que: 1° Congresso Internacional Crack e Outras Drogas
- Quando: até sexta-feira
- Onde: salão de Atos da UFRGS
- Como participar: as vagas estão esgotadas
- Novas inscrições: só em caso de desistência, no local, por R$ 30

PARTICIPANTES
- Gilmar Mendes – Ex-presidente do STF, o ministro fará a conferência de abertura do evento
- Solange Nappo – Pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
- Eduardo Kalina – Psiquiatra e psicanalista argentino, é autor de livros sobre dependência de drogas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.