quinta-feira, 8 de julho de 2010

Mudança de hábito diminui risco de quedas em idosos


Se você é uma pessoa idosa que caiu, fique sabendo que não está sozinho. Principal causa de acidentes entre os idosos, as quedas representam sério problema de saúde pública. Estudos demonstram que cerca de 30% dos idosos caem pelo menos uma vez por ano, que 5 a 10% das quedas resultam em ferimentos importantes e que 70% deles ocorrem dentro de casa. Os acidentes por quedas podem provocar fraturas, traumatismos cranianos e até a morte. Afetam a qualidade de vida do idoso, gerando medo, fragilidade e falta de confiança.
As principais causas de quedas na terceira idade são redução da visão e audição, alteração de equilíbrio, sedentarismo e doenças como labirintite, osteoporose e artrose, além de alguns medicamentos (ansiolíticos, hipoglicemiantes, anti-hipertensivos, antidepressivos, etc). Segundo dados da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, mais de dois terços daqueles que sofrem uma queda cairão novamente nos seis meses seguintes.

Cuidados
Para evitar que o acidente ocorra ou volte a se repetir, são necessárias algumas medidas preventivas em casa, principalmente convencer o idoso a mudar alguns hábitos. Deve-se melhorar a luminosidade dos ambientes, usando lâmpadas florescentes.
À noite, é preciso deixar uma luz acesa no corredor ou ter próximo à cama um abajur ou interruptor. Os tapetes de tecidos devem ser trocados por emborrachados antiderrapantes e instaladas barras de apoio laterais e paralelas ao vaso sanitário. E ainda fitas antiderrapantes nos degraus.
Adotar uma dieta saudável, com ingestão de cálcio, vitamina D e líquidos, tomar sol nos horários apropriados e atividades físicas são outras importantes recomendações.

Atenção!
- Em casa:
1) Deixe os caminhos livres, retirando móveis e entulhos;
2) Retire tapetes soltos, cordões e fios do assoalho;
3) Prenda tacos soltos e bordas soltas de carpetes;
4) Não encere pisos;
5) Coloque uma iluminação adequada para a noite, principalmente no caminho do banheiro;
6) As escadas devem ter corrimãos, boa iluminação e faixa na borda dos degraus;
7) Substitua ou conserte móveis instáveis;
8) Evite cadeiras muito baixas e camas muito altas;
9) Evite o uso de chinelos;
10) Guarde itens pessoais e objetos mais usados ao nível do olhar ou um pouco mais embaixo.

- No banheiro:
1) Instale barras de apoio na banheira, no chuveiro e no vaso sanitário;
2) Instale um vaso sanitário mais alto;
3) Use capachos e tapetes antiderrapantes.

- Fora de casa:
1) Conserte calçadas e degraus quebrados;
2) Limpe caminhos e remover entulhos;
3) Instale corrimão em escadas e rampas;
4) Instale iluminação adequada em calçadas, portas e escadas.

Essas medidas simples fazem grande diferença no dia-a-dia do idoso. No entanto, as modificações devem ser feitas com o seu consentimento. Cada objeto de sua moradia tem um significado afetivo e ele poderá ficar magoado se as intervenções forem feitas sem sua permissão.

Gabriel Miranda






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.