segunda-feira, 7 de março de 2011

Envenenamento por chumbo mata mais 400 crianças na Nigéria

Trabalhadores de saúde ajudam a limpar aldeia contaminada por chumbo em Gusau, na Nigéria
Mortes foram provocadas pelo garimpo ilegal de ouro, contaminando ar, água e solo
O envenenamento por chumbo provocado pelo garimpo ilegal de ouro matou mais 400 crianças no norte da Nigéria desde novembro de 2010, disseram autoridades na segunda-feira (7).
Os novos dados sugerem que o número de vítimas fatais por causa desse problema no Estado de Zamfara (norte) está crescendo. A ONU (Organização das Nações Unidas) alertou que a contaminação por chumbo na região já havia matado pelo menos 400 crianças de março e outubro do ano passado.
A atração do garimpo é tamanha que agricultores empobrecidos costumam escavar a rocha com as próprias mãos, mas o minério retirado em torno das suas aldeias contém elevadas concentrações de chumbo, contaminando o ar, o solo e a água.
O excesso de chumbo causa danos irreparáveis para os sistemas nervoso e reprodutivo e para os rins. É especialmente nocivo em crianças pequenas e mulheres grávidas e lactantes, que passam o metal para os fetos ou para seus bebês.
Segundo Muhammad Sani-Sidi, diretor-geral da Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências, explica que o organismo dos mais novos tende a absorver mais rapidamente o chumbo.
- O organismo imaturo das crianças expostas a solos e ferramentas contaminados tende a absorver rapidamente o chumbo associado, e nesse processo as envenenam, levando a convulsões, paralisia e até morte.
Um relatório da ONU feito neste ano revela que os níveis de mercúrio no ar estavam quase 500 vezes acima do limite aceitável em algumas aldeias de Zamfara.
O relatório disse que muitas crianças menores de cinco anos e vários adultos apresentaram exames com "níveis extremamente altos de chumbo no sangue", e que pelo menos uma amostra de água potável tinha uma presença de chumbo cerca de dez vezes superior ao limite recomendado pela ONU.

Copyright Thomson Reuters 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.