terça-feira, 8 de março de 2011

No Dia Internacional da Mulher, Mais Você recebe Maria da Penha



O Mais Você desta terça, 8 de março, fez uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher e foi atrás de um exemplo, uma mulher que se chamasse Maria, nome que personifica todas as mulheres brasileiras. E recebeu para o café da manhã, a farmacêutica Maria da Penha, que deu origem à Lei de proteção às mulheres.
Maria da Penha fora agredida pelo marido durante seis anos e correu risco de morte por duas vezes: a primeira tentativa por arma de fogo, deixando-a paraplégica, e a segunda por choque elétrico. O marido foi punido a 15 anos de prisão, recorreu, reduzindo a pena para 10 anos, e cumpriu regime fechado por apenas dois.
A farmacêutica falou sobre o ganho que todas as mulheres tiveram com a sua luta. “Quando ele saiu do fórum, eu me senti muito mal, descrente, decepcionada, porque o que temos por justiça não é isso. Então, eu disse, não existe justiça. Vou ter que levar esta historia para frente, as pessoas têm que tomar conhecimento do que aconteceu. Escrevi um livro que serviu de instrumento para o comitê dos direitos humanos e ele – o marido - não teria sido condenado se não tivesse esta pressão de fora”.
Maria da Penha acredita que parte da impunidade tem origem no comportamento daqueles que estão ali para fazerem a Lei ser cumprida. “Temos promotores machistas, que não aplica o que já existe na Lei. Antes da Lei, não havia nada que ajudasse a mulher a sair desta violência doméstica. Como punição pela agressão, bastava pagar uma cesta básica”. Mas frisou que a Lei não existe para punir o homem, mas para punir o homem agressor.
Para as mulheres que sofrem agressões e já buscaram ajuda, sem sucesso, Maria da Penha mandou um recado. “Eu digo para estas mulheres: temos direitos, a Lei vai nos proteger”. E explicou a melhor maneira de se proteger para um possível descaso da polícia. “Uma vez que a agressão ou ameaça aconteceu, precisamos ligar para o 190, o telefone da Policia. E a Policia tem que fazer o flagrante. Se não nada for feito, esta mulher deve ligar para o 180 para fazer a denuncia e avisar que chamou a policia e esta foi embora sem efetuar o flagrante. Este é o caminho”, afirma.


maisvocê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.