quinta-feira, 29 de abril de 2010

Bélgica aprova projeto de lei para banir uso público de véu islâmico


Salma, uma muçulmana francesa de 22 anos que vive na Bélgica, dá entrevista em frente ao Parlamento da Bélgica. Ela usa o véu islâmico por opção. (Foto: AFP)

Legislação foi aprovada com facilidade na câmara baixa e vai ao Senado.
Ela deve criminalizar vestes que cubram total ou parcialmente o rosto.

Da AFP, em Bruxelas

A câmara baixa do Parlaento da Bélgica aprovou nesta quinta-feira (29) um projeto de lei que bane o uso do véu islâmico em público. Com isso, a Bélgica pode se tornar o primeiro país a tornar o uso do véu uma ofensa criminal.
A medida teve 136 votoas a favor, contra duas abstenções.
O projeto de lei bane qualquer vestimenta que cubra total ou parcialmente a lei. Ele também é aplicável a manifestantes de rua que tentem esconder seus rostos.
O projeto precisa passar pelo Senado, o que deve ocorrer em alguns meses.
No entando, a queda do gabinete belga, ocorrida na semana passada, pode atrasar o processo, porque o Parlamento vai ser dissolvido.
A França, que tem a maior população muçulmana da Europa, também caminha para tomar medida semelhante. Projeto de lei deve ser examinado em maio.
Na Bélgica, o projeto de lei foi proposto pelos liberais francófonos. Eles argumentaram que os rostos cobertos podem ser um risco de segurança e que o véu é uma "prisão ambulante".

Leia também:


Um comentário:

  1. Lamentável.

    Ela simplesmente não quer expor o seu corpo! Que mal há nisso? Desde que ela cumpra a lei, mostre o rosto quando a lei exige, não vejo nada de errado.

    Quem quer fazer coisa errada não precisa esconder o rosto! Sendo assim, deveria banir o uso de crucifixos, quipás e etc...

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.