quarta-feira, 28 de abril de 2010

Maternidade de Alagoas teve 21 recém-nascidos mortos neste mês


Comissão do governo deve dar um parecer sobre as condições da maternidade

Uma investigação da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas revelou que 21 bebês morreram do dia 1º deste mês até esta quarta-feira (28) na Maternidade Escola Santa Mônica. Em média, acontecem 200 partos no local, segundo a secretaria. As mortes representam, portanto, mais de 10% dos que nasceram na maternidade.
A morte de 11 bebês fez com que o governo abrisse uma inspeção para investigar o local. Nesta tarde, uma comissão de controle de infecção hospitalar inspecionou o local e se reuniu com a diretoria.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, há suspeita de morte por infecção hospitalar em quatro dos 21 bebês. A maternidade diz que foram cinco os casos de morte por infecção. As outras mortes teriam outras razões diversas.
Até sexta-feira (30), a comissão do governo deve emitir um parecer sobre as condições do local.

Índice normal
A reportagem do R7 não conseguiu contato com a Maternidade Escola Santa Mônica. No site oficial da maternidade, há uma nota que afirma que as cinco mortes por infecção hospitalar estão dentro dos padrões da OMS (Organização Mundial da Saúde), que considera até 10% como normal.
O gerente-geral da unidade, José Carlos Silver, destaca na nota que a mternidade trabalha com pacientes de alto risco.

Figura ilustrativa

2 comentários:

Verbratec© Desktop.