terça-feira, 27 de abril de 2010

Escola improvisa salas de aula em bar e salão de festas no TO



Prefeito de Araguatins diz que escola está 'em boas condições'.
Escola tem 300 crianças matriculadas, mas capacidade para apenas 60.

Sem espaço para receber alunos, uma escola do interior do Tocantins transformou em salas de aula salões de festas, a sede de Associação de Moradores e até um bar.
Todos os dias crianças se reúnem em uma mesa de madeira, embaixo de uma cobertura de palha, para estudar sem material escolar. No fundo, uma mesa de sinuca, ao lado, adultos bebendo. No bar transformado em sala de aula, os alunos se esforçam para aprender.
A escola municipal Maringá tem 300 crianças matriculadas, mas capacidade para apenas 60 alunos e fica em um assentamento rural, na cidade de Araguatins.
Além do grupo que assiste às aulas no bar, outras turmas estudam em sete locais improvisados, com carteiras quebradas e sem energia elétrica. A neta de Joseci Alves dos Santos estuda em um galpão de madeira usado como salão de festas aos finais de semana."Quando vem chuva molha tudo: carteira, papel, livro, tudo”, conta.
Além das salas de aula improvisadas as crianças também têm aula em uma casa que foi cedida pela Associação de Moradores do assentamento. No começo era para ser por apenas seis meses até que a prefeitura construísse um novo prédio, mas já são 11 anos funcionando como escola. No prédio que deveria receber todos os estudantes, o bebedouro é um galão de água e todos usam o mesmo copo. O único banheiro está interditado e virou depósito, as crianças usam o mato. Mas, para o prefeito da cidade, Francisco Rocha Miranda, a escola está em boas condições.
"Aluno bebendo água em caneco? Isso é conversa furada, para boi dormir. O que vou fazer é uma escola nova. As crianças vão ter uma escola nova espero que dentro de 120 dias", promete.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.