quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dengue é mais comum em crianças, diz Ministério da Saúde


Estudo diz que crianças representam 25% dos casos no país
Em 2004, praticamente não havia registro em menores de 15 anos


Segundo o Ministério da Saúde, aumentou o número de casos de dengue em crianças, que são mais vulneráveis do que os adultos. Quando elas têm a chamada febre hemorrágica da dengue, têm mais chances do quadro se agravar e é quase sempre fatal.
No começo parecia um resfriado, mas não era. “Sentia febre, mal estar, cansaço, falta de apetite, dor de estômago muito forte”, conta a estudante Maria Elisa Silva. A mãe dela correu para o posto de saúde: “Eu só não queria que ela fizesse parte das estatísticas”.
Rio Grande do Sul registra 4.247 casos de dengueNo médico, o medo da mãe se confirmou. Maria Elisa estava com dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, até 2004, praticamente não havia registro da doença em menores de 15 anos no Brasil. Hoje, eles representam 25% dos casos em todo o país. Em algumas cidades como Rio de Janeiro, Manaus e Fortaleza, mais da metade dos infectados são crianças.
Os sintomas da dengue muitas vezes são confundidos com os de uma gripe ou virose. E no caso das crianças, o diagnóstico é ainda mais difícil, porque nem sempre elas conseguem explicar com detalhes o que estão sentido.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Brasília com crianças que tiveram dengue apontou os sintomas mais comuns: febre e manchas vermelhas na pele, sangramentos, dores de cabeça e na barriga e vômito. Nos pequenos, o tipo mais grave de dengue, a hemorrágica pode evoluir com pressa. Por isso, além de procurar logo um hospital, os médicos dão uma dica simples e importante.
“Antes de tomar qualquer medicação, você deve e pode se hidratar. Você tomando líquidos você tem chances de não ter um caso de agravamento de dengue”, pede o coordenador de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho.
E mais uma vez, não custa lembrar. Não deixe água parada em nenhum lugar da casa. Assim, todos nós evitamos a criação do mosquito transmissor da dengue.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.