segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Alerta contra a dengue


Média de infestação pelo Aedes no Rio caiu, mas ainda está acima do índice considerado seguro

Rio - O município do Rio continua em alerta contra a dengue. Apesar de duas regiões — Grande Tijuca e Barra — terem conseguido manter índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti dentro do limite considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1% área mais crítica é a de Campo Grande e adjacências. A média de infestação da região é de 20 imóveis com foco do mosquito para cada mil verificados. Mas isoladamente, o bairro que apresentou o maior índice foi o Humaitá, na Zona Sul — 10,7%, quase 11 vezes acima do considerado sem risco pela OMS. A cada mil imóveis, 107 tinham o mosquito transmissor da dengue.
Ainda assim, o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, considerou positivos os resultados do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti) divulgado ontem. A versão anterior, feita em junho, apontava uma média de infestação de 2,8% em todo o município. Dois meses depois, esta média geral caiu para 1,6%.
“O resultado reflete nossas estratégias de combate. O fato de ser positivo não muda a necessidade de continuar com as ações. Tanto o governo, quanto a população devem continuar atentos”, disse Dohmann.

VOLTA DA DENGUE TIPO 1
A preocupação com uma possível epidemia no próximo verão se deve, principalmente, ao fato de o tipo 1 da dengue ter voltado a circular no Rio, como O DIA mostrou em maio. Este vírus não circulava no município desde o início da década de 90. Só na região metropolitana, são 3,7 milhões de pessoas de até 19 anos sem imunidade. Quem já teve outro tipo da doença pode desenvolver a hemorrágica desta vez.
Além disso, o aparecimento de casos de dengue tipo 4 em Roraima também mantém a vigilância municipal em alerta.

PREVINA-SE CONTRA O MOSQUITO

CALHAS
Devem ficar limpas e sem pontos de acúmulo de água. Folhas secas precisam ser retiradas para que a água não fique retida.

LAJES E MARQUISES
É importante manter o escoamento desobstruído e sem depressões que possam causar o acumulo de água.

FOSSOS DE ELEVADOR
Recomenda-se verificar uma vez por semana e bombear caso haja acúmulo de água.

CAIXAS D’ÁGUA
Devem ficar vedadas. Não devem ser cobertas por plástico ou calha porque esses materiais podem acumular água e servir de criadouros

EM CASA E NO TRABALHO
A tampa dos vasos sanitários devem ficar fechadas. Em banheiros pouco usados, deve-se dar descarga pelo menos uma vez por semana para evitar a possibilidade de focos.
As bandejas do ar-condicionado e da geladeira também precisam ser verificadas: alguns modelos acumulam água que pode servir como foco do mosquito transmissor da dengue.
Não deixe água acumulada em pratinhos de planta. Coloque terra nos vasinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.