segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ministro francês defende deportação de ciganos


Grupo de 93 pessoas foi deportado à Romênia

O ministro da Imigração da França, Eric Besson, defendeu nesta quinta-feira a decisão do governo de deportar 93 ciganos romenos para Bucareste, medida que foi criticada por outros países e pela Organização das Nações Unidas (ONU).
"A França é o país da Europa que mais respeita os direitos dos estrangeiros, particularmente os que estão em situação irregular. Por isso, não temos lições a aprender", afirmou o ministro em entrevista ao canal de televisão France 2. "Ano passado, emitimos 170 mil vistos de permanência. Nós nos tornamos o segundo país do mundo, depois dos Estados Unidos, em matéria de asilo, ficando à frente do Canadá", garantiu.
Nesta quinta-feira, 70 ciganos romenos deportados pela França chegaram a Bucareste a bordo de dois voos comerciais procedentes de Paris e Lyon. O número foi menor do que os 93 deportados anunciados pela França porque 23 pessoas não se apresentaram nos aeroportos franceses. Para sexta-feira, está prevista a chegada de 132 emigrantes à cidade romena de Timisoara, enquanto outras 160 pessoas serão repatriadas até setembro.
A França prevê a repatriação, antes do fim do mês, de 700 ciganos em situação irregular para Romênia e Bulgária no âmbito do plano de retorno voluntário a seus países de origem, uma decisão que acentua a polêmica pela política de segurança do governo.
Os deportados foram acolhidos por um programa de ajuda para retorno, que consiste em uma passagem de avião e 300 euros por adulto ou 100 euros por criança. Por causa isso, o governo francês diz que essas são deportações "voluntárias" de imigrantes em situação irregular.
No entanto, as críticas se multiplicam perante a ofensiva lançada pelas autoridades contra os ciganos, cujos acampamentos são desmantelados por todo o país. Recentemente, Sarkozy ordenou ao Ministério do Interior esvaziar e destruir no prazo de três meses a metade das instalações nas quais os ciganos vivem no país.

Edson Fonseca


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.