sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Caso Joanna Marins


Estamos nos mobilizando para protestar por justiça no caso da menina Joanna Marins. Depois de uma longa briga judicial, a guarda dela foi entregue ao pai, que nunca exerceu regularmente seu direito de visita e tem vasto histórico de violência. A ordem judicial também proibiu sua mãe de vê-la por 90 dias. Porém, esta proibição se tornou eterna. No dia 13 de agosto, Joanna morreu, após passar um mês em coma numa UTI. Saiba mais sobre o caso em:
http://www.istoe.com.br/reportagens/96766_AS+VARIAS+TRAGEDIAS+DE+JOANNA
Diante do conjunto de erros e negligências que acabaram por vitimar Joanna decidimos nos mobilizar para cobrar do judiciário uma postura isenta e punição dos responsáveis. Sendo assim, redigimos esta carta para ser mandada para os emails abaixo. Lembramos que esta carta é apenas um modelo. Pode ser modificada ou nem mesmo usada. O que importa é nossa participação. Nos tempos que vivemos, quando nem é necessário sair de sua cadeira para protestar, não podemos nos calar!!! Contamos com a ajuda de todos!!!

"É com enorme decepção que nos deparamos com a nota recentemente divulgada pela Amaerj (Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro), na qual apoiam a posição da magistrada, Claudia Nascimento Vieira, que prolatou sentença concedendo a guarda da menina Joanna Marins a seu pai. O judiciário foi, sem sombra de dúvidas, o grande responsável por esta tragédia anunciada, uma vez que tirou a menina da casa de sua mãe para entregá-la a um pai com histórico de violência, inclusive contra a própria criança. Estamos cientes que não se pode cobrar dos magistados desfechos em situações que vão além da previsibilidade, mas, neste caso, o que ocorreu era facilmente previsível. Existem inúmeros Boletins de Ocorrência relatando constantes brigas entre o pai de Jonna e sua atual esposa, inclusive provocadas pela intolerância desta à presença de Joanna.

A juíza justificou sua decisão em um laudo apresentado por psicólogas. Este laudo, contudo, foi confeccionado de forma negligente, pois do processo constavam as provas necessárias para se concluir que no caso o comportamento hostil da criança em relação ao pai não era devido à Alienação Parental e sim de seu real temor por já ter sido vítima de agressões por parte dele e por ter sido pivo de brigas entre o pai e sua esposa. Ademais sabemos que nenhum laudo vincula a decisão de um juiz, sendo certo que ela tinha outros fatores e provas a sua disposição para analisar.

O que se espera do judiciário neste momento é apuração dos fatos e punição de todos os profissionais responsáveis por esta arbitrariedade. É inadmissível que o cidadão que busca a tutela jurisdicional com esperanças de ver seus conflitos dirimidos e seus direitos garantidos tenha como resposta descaso, negligência, imperícia, corporativismo que acabaram por resultar na tortura e morte de uma criança de 5 anos.

Estaremos acompanhando o desenvolver do caso e desejamos nada menos do que uma postura firme e isenta por parte daqueles que têm como dever zelar pelos direitos dos cidadãos brasileiros, não apenas de seus pares.

Grato

Ass:

Para o TJ e o CNJ é preciso entrar no site e colar o email no espaço fornecido no link abaixo:
http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9505&Itemid=1078
http://www.tjrj.jus.br/fale_conosco.jsp

Para mandar pra Amaerj é pelo seu email mesmo:
assessoria@amaerj.org.br


17 comentários:

  1. é chocante esse caso da joana, um dos piores que já vi pois houve tortura física e psicológica e os assassinos tem que pagar...esqueçam o falso médico e prendam quem queimou,espancou,cortou,torturou a inocente até a morte...nos coloquemos no lugar dela quando tínhamos 05 anos, pai e mãe eram nosso porto seguro contra as pessoas do mal. no caso dela, com certeza, a pobrezinha torcia para aparecer um bicho papão para libertá-la do seu algoz.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente.
    Como o pai tem parentes ou amigos no judiciário estão deswviando o caso para o médico, como fizeram no princípio com o caso do filho da Ciça Guimarães,só falavam na corrupção dos policiais e não foram eles que mataram.

    ResponderExcluir
  3. Querida leitora, aí está seu comentário na integra:
    Tentei postar comentário no blog e não deu.
    Hoje,encontro-me en situação semelhante a Cristiane Cardoso Marcenal,mãe de Joanna.
    E nem sei mais o q fazer..desejo q postem o meu comentário.

    A alienaçã parental virou moda,se um falar que o outro é feio,já está caracterizado a alienação..Ninguém quer ouvir as crianças,as maiores interessadas.A "Justiça"manda e nós obedecemos;e as vezes nosso filho(a)"volta prá casa" em um caixão.
    Principalmente se o pai for servidor do Judaciário
    Só Deus prá defender nossos filhos.

    ValBotelho - Jundiaí/SP

    ResponderExcluir
  4. Claro que é um caso dificílimo, seu delegado da DECAV, pois envolve pessoas influentes, inclusive a mídia nem deu destaque.Vocês têm filhos? ou o dinheiro conta mais? Precisamos ajudar essa mãe. É deprimente imaginar que alguém que deveria proteger praticou maus tratos que levaram a menina à morte. Se a casal Nardoni tivesse um político na família e um falso médico na história também estariam livres. Esse caso foi muito pior, pois foi a justiça que ajudou a matar a menina. Fico imaginado a pobre menina sofrendo sozinha sem a presença da mãe. É LAMENTÁVEL, MUITO LAMENTÁVEL! CONSERTEM O ERRO QUE VOCÊS COMETERAM

    ResponderExcluir
  5. TRISTE ... MUITO TRISTE...
    ESSE É O NOSSO PAÍS...
    TREMENDA VIOLENCIA... E NADA...
    ... ONDE ESTA A LEI?... NAO SEI...
    ...ONDE ESTÃO OS POLITICOS?...
    TALVEZ AÍ... ONDE? NÃO SABEMOS...
    CONTINUEMOS A ENTERRAR CRIANÇAS... MÃES...
    FILHOS...AH!!! NEM FAZ FALTA MAIS UM...
    TEM MUITOS ELEITORES AINDA...

    ResponderExcluir
  6. todos nós fomos crianças,,,quem nao tinha medo de dormir longe de casa e da mae???...como o judiciário(juizes, peritos, etc) deixa a criança de 5 anos acostumada com a vivencia diária da mae, incomunicavel com a mae por 90 dias???culpa do pai ou do judiciário? Incompetencia dos advogados da mae? fizeram esta criança (anjo) sofrer de saudades da mae. Mãe médica que poderia ir a busca de verdadeiros médicos para sua filha.
    A tortura emocional de nao ver a mae nao foi mais grave do que a tortura física? Tomara que esta perda deste anjo sirva como exemplo para as jovens escolherem com cautela os pais de seus filhos e que o judiciário se lembrem da sua infancia antes de decidir.

    ResponderExcluir
  7. O pai é culpado de tudo isso que aconteceu e espero que ele seja preso junto com a sua atual esposa...o que ele fez a sua propria filha imagina com os outros ele é um mostro e não sei por que não esta preso...

    ResponderExcluir
  8. PAI???? ISSO NÃO PODE SER CHAMADO DE PAI!!!!
    DEVERIA SER CHAMADO DE MONSTRO, ESSE DESGRAÇADO, COVARDE, ISSO É TOTALMENTE DESOHUMANO....... AGORA UM PILANTRA DESSE, SÓ PORQUE FAZ PARTE DE UM ORGÃO QUE DEVERIA SER SERIO, NÃO FOI SE QUER INDICIADO???? AONDE IREMOS PARAR DESSA MANEIRA????? A CADA DIA QUE SE PASA TENHO MAIS NOJO DESSE PAIS..... ONDE ESTÃO AS AUTORIDADES???? MELHOR SERÁ QUE ELAS EXISTEM????? CREIO QUE NÃO!!!

    ResponderExcluir
  9. E MAISSSSSSSSS, ESSA JUSTIÇA INJUSTA E DESLEAL NÃO DEVERIA SER ATUANTE EM NENHUMA HIPOTESE EM NOSSO PAIS!!!!!!!!!!!!!!!! ISSO É UMA VERGONHA, SÃO TUDO CUMPLICES E TODOS UM MONSTRO!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Realmente foi uma crueldadesem tamanho o que fizeram com esta criança, sera que as pessoas que trabalho no judiciario perderam o seu coração, será que essa pessoas não tem nem um sentimento. Esses Juizes tem que pensar não somente com a razão mas também com o coração na hora de decidir sobre qualquer caso que envolvar vida de criança

    ResponderExcluir
  11. Que horrível! É um sentimento impossível de descrever... o que esse anjo passou não tem palavras que nomeiam... Nos resta orar, orar e orar, porque se não for DEUS, o que mais se pode fazer... Protestos e mais protestos, sofrimento, etc. e de tempo em tempo estoura da midia um caso de crueldade contra crianças. E aqueles que sequer ficamos sabendo? Todo dia, em todo lugar... MEU DEUS!!!!

    ResponderExcluir
  12. Até qdo tdo isso irá continuar...Meu DEUS por que por que...eu choro por esta cça e outras mais q passam por esta violência que n precisava existir...No nosso país tdo está errado nossas leis...cadê nossas leis que vergonha...Eqto mtos brigam por direitos políticos para n fazerem nda nunca fazem nda continuamos sofrendo violências que realmente nunca acabarão...prendem pobres que roubam por um pedaço de pão...mas n tem a capacidade de prenderem assassinos de crianças inocentes que vieram para este mundo talvez seja essa a explicação para morrerem por violências sofridas e tentarem mudar o que nunca mudou...Só lamentamos...

    ResponderExcluir
  13. Isso tdo é mto nojento cadê a Justiça??????????
    Justiça cadê?????????

    ResponderExcluir
  14. k vegonha de ser brasileira,um pais sem justiza, k vergonha.... a impunidade impera,a violencia toma conta kd a maldita justiza.... eu choro por essa criança e o brasil de pessoas decentes tambem chora e implora por justiça...só nos resta a lamentaçao...

    ResponderExcluir
  15. Joanna agora ñ sofre mais...Agora Flor Joanna faz parte do jardim do Senhor, onde só há alegria!!! A justiça do homem é falha mas a Justiça de DEUS será feita com certeza!!!!

    ResponderExcluir
  16. Peço só para DEUS ouvir todos esses comentários,pois só ELE é capaz de acabar c/ esses horrores!!!! DEUS conforte o coração dessas Mães, a sua justiça confio que será feita!!

    ResponderExcluir
  17. O criador dessa tese de alienação parental era um pedófilo, so no Brasil ha ignorância o bastante para aprovarem uma lei baseada nisso! Revogar esse lixo é prioridade, já são mais e mais casos de crianças tomadas às mães para serem entregues a supostos "pais bonzinhos"! Façamos algo contra isto!

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.