quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Brasileiros criam em Paris um restaurante dentro de casa

Os chefs empreendedores recebem seus clientes no próprio apartamento e planejam montar um restaurante sazonal no Brasil em 2012

A ideia é oferecer um restaurante caseiro, mas não pelo tipo de comida, e sim, porque o estabelecimento funciona literalmente em casa. É assim que um casal de empreendedores brasileiros faz sucesso em Paris, uma das capitais mundiais da gastronomia. Celia Miranda Mattos, de 35 anos, e Gustavo Dalla Colletta Mattos, de 34 anos, são proprietários do “Chez Nous Chez Vous”, em português, “Nossa Casa, Sua Casa”, um restaurante que, como o próprio nome diz, funciona no apartamento dos chefs.
Ela era professora de inglês e ele, publicitário. O casal se conheceu na cidade de São Paulo, quando apesar do amor em comum pela gastronomia, ainda não pensavam em montar um negócio na área. “Desde criança, sempre gostei de cozinhar. Eu era aquela menina que todos queriam na cozinha durante as viagens de amigos”, diz Celia. “Eu também sempre gostei muito de cozinhar, mas comecei a desenvolver mais este lado aos 18 anos. Trabalhava até tarde e quando chegava em casa, gostava de preparar algo para comer. Quando conheci a Celia, ela morava sozinha, então sempre que nos encontrávamos, gostávamos de cozinhar juntos”, afirma Gustavo. “Costumo dizer que nos nove anos em que estamos juntos, devemos ter pedido comida pronta umas cinco vezes”, diz Celia.


Como bons amantes da culinária, o casal sempre gostou de receber amigos em casa. E estes convidados é que costumavam sugerir que a dupla montasse um negócio. Quando Celia e Gustavo começaram a pensar mais firmemente nesta ideia, decidiram se especializar e fizeram seu primeiro curso no Brasil. “Eu estava um pouco cansado com o ambiente corporativo e Celia também estava cansada das dificuldades de lecionar inglês. Foi assim que decidimos transformar nosso hobby em trabalho”, afirma Gustavo.
Com a decisão tomada, o casal percebeu que antes de montar qualquer negócio, precisaria estudar mais e decidiram escolher um curso no exterior. Deram prioridade para França ou Itália. “Na Itália, os produtos são excelentes e a comida é maravilhosa. Mas, talvez, falte um pouco de técnica. Na França, técnica tem de sobra e isto foi o que pesou mais em nossa decisão”, afirma Celia. Assim, partiram para Paris, estudar na ‘Le Cordon Bleu’, uma das mais renomadas escolas de gastronomia do mundo.
A ideia era ficar ali por nove meses, tempo que duraria o curso. Mas a qualidade de vida que encontraram em Paris, convidou o casal a permanecer um pouco mais. Instalaram-se num apartamento onde começaram a receber e cozinhar para amigos, como faziam no Brasil. A partir da sugestão deles, construíram uma segunda cozinha no apartamento, desta vez, aberta para sala, para poderem conversar com os convidados que ali chegavam.
Como já haviam feito um investimento na reforma, decidiram que ali seria o empreendimento: um restaurante em casa. O Chez Nous Chez Vous começou a funcionar em novembro de 2008. De lá para cá, o casal conquistou presença de nomes como Fernando Veríssimo e Guilherme Leal (um dos proprietários da Natura e atual candidato a vice-presidente ao lado de Marina Silva), além de um faturamento anual que gira em torno dos 122 mil euros.
O restaurante serve duas opções principais de menu: o tradicional (que inclui entrada, sobremesa e prato principal), que custa 100 euros, e o degustação (com sete pratos no cardápio), que custa 120 euros por pessoa. Os jantares podem ser harmonizados com vinhos na faixa de preço que o cliente desejar, ou o próprio vinho pode ser levado, com a cobrança da ‘taxa de rolha’ de 30 euros.
O cardápio é uma surpresa para o cliente até o último minuto. “Sempre variamos nosso cardápio e gostamos de manter a surpresa até o último minuto. Há um questionário que cada cliente responde para podermos conhecê-lo melhor. Assim, podemos saber, por exemplo, se é uma pessoa que não come carne ou que é alérgica a algum alimento”, diz Celia.
A técnica utilizada na preparação dos pratos é sempre a francesa, mas a culinária do restaurante ‘caseiro’, é internacional e o casal aproveita a variedade de produtos disponíveis em Paris para misturar alimentos como os asiáticos, africanos e brasileiros nas receitas.
“Mas o que mais prezamos aqui é a troca de experiências. Se um cliente quiser acompanhar o preparo dos pratos, ele pode. Se quiser acompanhar o dia de compras, também é possível”, diz Gustavo.
Como não mantém estoque de produtos, o casal nunca prepara mais de duas refeições por semana. No geral, os ‘convidados’ (como eles se referem ao falar dos clientes), preferem jantares, mas o restaurante também serve almoço. O casal recebe sempre grupos de duas a dez pessoas.
Os chefs e empreendedores agora sonham em alçar voos com o conceito de restaurante intimista. Como costumam passar temporadas no Brasil, querem trazer o Chez Nous Chez Vous para São Paulo e planejam que isto aconteça entre 2012 e 2013. Mas a ideia não é montar uma equipe aqui, e sim cozinhar eles mesmos em um ‘restaurante sazonal’.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.