quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Escolas têm projetos para estimular a aprendizagem e a convivência



Livros em casa e música no recreio. Os professores de duas escolas em pontos extremos do país incentivam o aprendizado dos alunos. Iniciativas que têm o apoio do projeto Amigos da Escola.

Gabriela é uma contadora de histórias. “Na primeira vez eu ficava gaguejando toda hora. Agora eu me acostumei”, diz Gabriela Silva Costa, de 9 anos.
Os livros também estão na aula de arte da Escola Municipal Vila Aparecida, em Portão, na região metropolitana de Porto Alegre. Eles são feitos pelas próprias crianças com material reciclado.
Para quem ama a leitura, alguns dias são especiais. Uma sacola com livros é sorteada entre os alunos que podem levá-la para casa por uma semana.
A sacola vai ficar uma semana com a Pâmela e a família inteira vai usar o que tem aqui dentro. São jogos, revistas em quadrinhos e livros para as crianças e para os pais. “Tem um momento que a gente tira pra eles, de lazer, e eles crescem e a gente também cresce com isso”, acredita Juliana Cervera, doceira.
“É muito legal porque eu me divirto com a minha família”, diz Pâmela Cervera, de 9 anos.
“Na verdade houve uma grande melhora no desempenho de todos os alunos da escola. Nós temos , estamos trabalhando com 100% de aprovação e nós tivemos um resultado muito significativo pra escola que foi uma avaliação externa. A escola tem a melhor colocação no município”, revela Elza Pereira, diretora.
Informações sobre esportes, música e dicas para melhorar o relacionamento entre os alunos estão na programação da rádio da Escola Orlando Freire, em Porto Velho, Rondônia.
“A ideia é para melhorar o recreio da gente, no nosso intervalo, porque havia muitas confusões, os meninos ficavam naquela questão das brincadeiras pesadas e com a rádio não”, diz Reinaldo Ramos das Neves, professor.
Um projeto que mobiliza os alunos e ajuda muita gente a descobrir uma vocação. Basta ver o entusiasmo da principal locutora. “Tudo começou numa brincadeira, mas essa brincadeira foi ficando séria e eu optei por fazer jornalismo justamente por causa da rádio”, diz Anny Nascimento, estudante.



Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.