terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alerta contra o câncer de pele


Cariocas terão exames dermatológicos gratuitos no fim de semana. Cristo será iluminado na cor laranja hoje à noite

Rio - De todos os órgãos, a pele é o que tem mais chances de desenvolver câncer. A exposição exagerada ao sol, sem filtro solar, é a principal causa. Pessoas de pele clara correm mais risco. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoverá, sábado, em todo o Brasil, uma campanha de combate à doença. No Rio, 13 postos de atendimento gratuito oferecerão exames de diagnóstico.
Para fazer o alerta contra a doença, hoje o Cristo Redentor será iluminado na cor laranja. Um dos postos de atendimento estará instalado num caminhão que, sábado, estará em Ipanema e, no domingo, na Barra da Tijuca.

MAIORIA NÃO SE PROTEGE

Segundo dados da campanha 2009 da SBD, 71% dos cariocas não usam filtro solar. Cada paciente que for a um posto (ligue 0800-7013187 para saber o mais próximo) receberá um folheto explicativo e fará um exame cutâneo completo. Aquele que tiver o câncer diagnosticado será encaminhado para tratamento nos serviços credenciados da SBD.
Segundo o presidente regional Rio da SBD, Carlos Barcauí, é preciso estar atento ao aparecimento das primeiras manchas. “Ferida que não cicatriza em área que fica exposta ao sol ou uma pinta que sangrou, coçou, mudou de cor ou de relevo e formato, são sinais de possível câncer de pele”, afirma.
O médico pede atenção às crianças. Embora o câncer seja mais comum a partir dos 40 anos, é consequência de exposição aos raios ultra-violeta, que têm efeito cumulativo. “Essa população tem mais tempo de ficar exposta. Por isso, temos que protegê-la com filtro solar, sombra, chapéu e não tomar sol entre 10h e 15h”, recomenda Barcauí.


Um comentário:

  1. Incrível, como apesar de toda a informação que tem-se faz um bom tempo, as pessoas continuam alheias aos males da exposição solar!

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.