sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Criminosos disparam contra helicóptero da polícia no Alemão



Um intenso tiroteio pode ser ouvido na região e na Vila Cruzeiro.
Segundo a polícia, a aeronave, que está na Zona Norte do Rio, é blindada.

Um intenso tiroteio acontece no conjunto de favelas do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio, no fim da manhã desta sexta-feira (26). Segundo testemunhas, os tiros estão sendo disparados em direção dos helicópteros da Polícia Civil. Foi para lá que mais de cem criminosos fugiram na quinta-feira (25), durante a ocupação da Vila Cruzeiro, de onde também é possível ouvir tiros.
A cúpula da Segurança Pública do Rio confirmou que haverá operações no conjunto de favelas do Alemão. A operação, no entanto, ainda não tem data prevista. A informação foi confirmada por Paulo Henrique Moraes, comandante do Bope, e pelo subsecretário de Planejamento Operacional, Roberto Sá. “Já de imediato, o cerco a todos os acessos à Vila Cruzeiro e ao Complexo do Alemão está sendo feito por homens da PF, da Polícia Civil e da Polícia Militar", disse Roberto Sá.
"Aqueles traficantes que aparecem correndo nas imagens ontem estavam muito longe dos policiais e, taticamente, não dava pra polícia ter se posicionado ali", afirmou Sá. Ele disse ainda que o "terreno é acidentado, perigoso, extenso." "Há uma grande concentração de casas, barracos, becos e vielas. Isso será taticamente planejado dia a dia junto todas as instituições que nos ajudam neste momento."

Mulher se protege com filho do tiroteio no Alemão (Foto: Thamine Leta/G1)

Onda de violência
Na quinta, o Bope fez uma megaoperação na Vila Cruzeiro com apoio de blindados da Marinha. Muitos criminosos fugiram pela mata para o Alemão, comunidade vizinha.
Desde domingo, o Rio vive uma onda de violência, com arrastões, veículos queimados e ataques a forças de segurança. Segundo o governo do Rio, é uma reação à política das UPPs, quando a polícia ocupa áreas antes dominadas por criminosos. Desde 2008, 13 dessas unidades foram instaladas na cidade.
Mesmo após a megaoperação de quinta, o Rio de Janeiro viveu uma madrugada com mais ataques: foram pelo menos cinco registrados. Em balanço divulgado nesta sexta, a Polícia Militar informou que 72 veículos foram incendiados. Entre presos e detidos há 188 pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.