terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ércio Quaresma é suspenso por três meses pela OAB-MG

Essa é a segunda suspensão preventiva do advogado Foto: Felipe O'Neill / Agência O Dia

Belo Horizonte (Minas gerais) - O ex-advogado do goleiro Bruno, Ércio Quaresma, foi suspenso preventivamente por 90 dias pelo Tribunal de Ética Disciplinar da Ordem dos Advogados do Brasil Sessão Minas Gerais (OAB-MG). Quaresma foi afastado por 5 votos a 0. Os quatro advogados vogais julgadores acompanharam o voto do relator. O julgamento de Quaresma durou cerca de três horas, na tarde desta terça-feira, e foi realizado na sede da OAB, no bairro Cruzeiro, região centro-sul de Belo Horizonte.
De acordo com Luis Claudio Chaves, presidente da OAB em Minas, Quaresma não poderá exercer a profissão durante o período em que estiver suspenso. "Essa suspensão é preventiva de medida cautelar. Ele Quaresma ainda responde pelos processos disciplinares, que serão julgados durante o período em que ele estiver suspenso", disse.
O próprio Quaresma apresentou sua defesa oral, que durou 45 minutos. Em seguida, ele respondeu a seis perguntas feitas pela comissão julgadora.
Essa é a segunda suspensão preventiva, neste ano, de 90 dias. Os motivos que levaram Quaresma a ser suspenso não foram divulgados. Desta vez, Chaves afirmou que o vídeo em que Quaresma apareceu fumando crack em uma favela de Belo Horizonte não foi apenas o motivo que levou o julgamento e a suspensão. "A Ordem recebeu outras denúncias e tudo isso é levado ao tribunal", afirmou.
Chaves explicou que Quaresma poderá ser excluído do quadro da Ordem, se for suspenso disciplinarmente três vezes, mas reiterou que a suspensão aplicada nesta terça não é disciplinar.
Após o julgamento, Ércio Quaresma disse que ainda vai avaliar se vai recorrer da decisão. "Se houve um julgamento, é porque houve justiça". Quaresma revelou que está fazendo tratamento médico em Belo Horizonte para se livrar da dependência quimíca do crack e, quando perguntado se tinha algo a dizer para a sociedade, respondeu: "eu quero dizer que fiquem longe do crack. É um mal pior que a bomba nuclear".
O advogado afirmou que deixou a defesa do goleiro Bruno "porque acreditava que estava prejudicando" e que, agora, acompanha o caso como espectador.

O vício
A dependência do crack, revelada pelo advogado Ércio Quaresma em entrevista exclusiva publicada domingo em O DIA, foi explicitada na última quinta-feira, em um vídeo exibido pelo Jornal do SBT. Nele, o defensor do goleiro Bruno aparece numa favela de Belo Horizonte, cercado de viciados, fumando a pedra. Quaresma aparece de paletó, consumindo a droga e dizendo a um suposto traficante que já havia pago R$ 20. “Me dá uma beiradinha”, pede o advogado.
Ércio Quaresma admitiu ter concedido a entrevista a O DIA justamente por conta do vídeo que vinha sendo oferecido a várias emissoras de televisão. Um dos mais renomados criminalistas de Minas Gerais, o advogado de 46 anos está em tratamento com o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, PhD em dependência química na Inglaterra e um dos maiores especialistas do País. Juntos, os dois estão escrevendo um livro chamado ‘Bico na lata’, que vai contar em detalhes como é a luta contra o vício em crack.


O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.