quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Creche desaba em Cariacica e crianças ficam sob escombros. Há informações de mortes



Sofia Schimidt, de 5 anos, e Damares Pires dos Santos, 8 anos, morreram no desastre. Cinco crianças permanecem internadas

Uma tragédia! Assim é a declaração de uma funcionária que presenciou o desabamento do telhado de uma creche de Cariacica, localizada na esquina da rua 11 com a rua 15, do bairro Antônio Ferreira Borges. Duas crianças morreram e pelo menos outras sete ficaram feridas. O telhado do refeitório do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Amélia Virgínia Machado, inaugurado em 2007, veio abaixo no início da tarde desta quarta-feira (01) quando estava acontecendo uma apresentação musical. As aulas do turno vespertino ainda não haviam começado quando a estrutura veio abaixo.
Cerca de 30 crianças estavam no refeitório da creche no momento em que o telhado desabou e outras 30 já haviam saído do local. As duas crianças mortas foram identificadas por Sofia Schimidt Manhães, de 5 anos, e Damares Pires dos Santos, de 8 anos, que não estudava no CMEI. Ela havia ido à escola levar a irmã mais nova. A mãe de Sofia passou mal ao chegar ao local e precisou ser encaminhada a uma clínica para receber atendimento médico.
O desespero tomou conta das pessoas que estavam na região. Helicópteros da Polícia Militar foram acionados para socorrer as vítimas mais graves. Muitas mães correram para a escola desesperadas em busca de notícias dos filhos. As ruas do entorno foram isoladas durante os serviços de resgate das vítimas.
Das sete crianças levadas para hospitais da Grande Vitória, duas deram entrada no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, com suspeita de traumatismo craniano: Kailaine Caldeira Mateus, 8 anos, e Gabriela Caldeira Paula, 9 anos. As duas são primas.
Também foram levadas para o Hospital Infantil de Vitória, Warley da Silva Pereira, 5 anos, e Adiel dos Santos Coelho, 5 anos. Os dois já receberam alta hospitalar após receber atendimento médico. Adiel deixou o Hospital com o pé direito engessado.
No Hospital Infantil de Vila Velha deu entrada Wendy Souza, de 5 anos. A tia da menina, Érica de Souza, informou que a sobrinha passa bem, mas perdeu quatro dentes e permanece em observação até esta quinta. Para o Hospital Meridional, em Cariacica, foram levadas outras duas crianças: Kainan Conceição Nogueira, 5 anos, e Maria Eduarda Sacco Pereira dos santos, 5 anos. Kainan Conceição foi em seguida transferido para o Hospital Infantil de Vitória e o estado de saúde dele é estável.

Investigação
A Polícia Civil vai instaurar um inquérito para investigar o acidente. A Promotora de Justiça de Educação do município, Lucimara Marques Adami, afirmou que a partir das informações da PC também vai instaurar um procedimento para apurar responsabilidades.
Creche foi construída em 2007
De acordo com o comandante Siqueira, da Defesa Civil de Cariacica, o telhado que desabou media oito metros de largura por oito de comprimento. A apuração das causas do acidente, segundo Siqueira, serão baseadas em possíveis irregularidades praticadas na construção do telhado, ocorrida em 2007.
O Secretário municipal de Coordenação Política, Edson Ferreira, afirmou que a Prefeitura vai prestar todas a assistência necessária aos familiares das vítimas. A creche permanecerá isolada até que seja emitido laudo que aponte os motivos do desabamento.
A empresa responsável pela obra foi contratada pela Prefeitura de Cariacica por R$ 145 mil. A creche, com apenas quatro salas de aula foi concluída em 2007 e é uma das 25 escolas construídas no primeiro mandato do prefeito Hélder salomão.
A prefeitura só irá se pronunciar sobre possíveis punições após conclusão dos laudos da Defesa civil Estadual e de uma empresa particular que presta serviços ao município, contratada para verificar fiscalizar e verificar o andamento das obras na municipais.
Em nota, a prefeitura lamentou o ocorrido e disse que a administração Municipal já está providenciando a abertura de sindicância para apurar as causas do desabamento.
No início da tarde, logo após o ocorrido, o prefeito Helder Salomão determinou que fosse instalado um Gabinete de Gestão para cuidar da apuração dos fatos e para organizar toda a logística para o atendimento às vítimas.
"As famílias das duas crianças mortas e das feridas, que se encontram em hospitais da Grande Vitória, estão recebendo do município toda a assistência necessária", frisou a prefeitura.
Ao saber da notícia, o prefeito Helder Salomão, que estava no encontro da Frente Nacional de Prefeitos, que acontece no Estado de Minas Gerais, interrompeu sua participação no evento e retornou ao Espírito santo.

Crea
De acordo com informações da assessoria do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Espírito Santo (Crea-ES), uma equipe de fiscais esteve no local. Os profissionais levantaram dados da empresa responsável pela construção da creche e foi constatado que ela atuou de forma regular durante a obra.
Na época, uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) chegou a ser liberada pelo Crea. Esse documento comprova, inclusive, que houve um profissional especializado responsável pela contrução.


Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.