terça-feira, 30 de novembro de 2010

Polícia encontra túnel que servia de fuga para traficantes do Complexo do Alemão e apreende armas e droga em trator da Comlurb


RIO - A polícia continua nesta terça-feira a operação pente-fino no Complexo do Alemão. Um grupo da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) encontrou na Rua Joaquim de Queiroz um túnel de 400 metros de extensão que servia de fuga para traficantes da comunidade. Outra equipe da 42ª DP (Recreio) apreendeu armas e droga em um minitrator da Comlurb.
Na tarde desta terça-feira, a secretaria de Segurança e as polícias Civil e Militar apresentam tudo o que foi apreendido nos últimos dois dias no Complexo do Alemão. Foram retirados dos traficantes 33 toneladas de maconha, 235 quilos de cocaína, 27 quilos de crack, 1.406 fracos de lança-perfume, 135 fuzis e metralhadoras, dos quais 15 são antiaéreos. Estão expostos no pátio da Academia de Polícia Militar também fardas e coletes à prova de balas. De acordo com Allan Turnowski, chefe da Polícia Civil, essa foi a maior apreensão de toda a história do Rio e dificilmente terá outra de igual escala no futuro.

Testemunhas dizem que fuga aconteceu no sábado à noite
A passagem subterrânea encontrada pelos agentes segue pelas galerias pluviais construídas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) até uma creche na Estrada do Itararé. Segundo informações de moradores, cerca de 50 traficantes armados com fuzis seguiram deste local para uma outra galeria de água pluvial que passa debaixo da estrada e chegaram à Rua Arapará, que dá acesso ao Morro do Adeus.
A fuga, segundo as denúncias, aconteceu na noite de sábado entre 22h e 22h30m. Para despistar a polícia, os bandidos teriam provocado um confronto no alto do complexo enquanto os comparsas fugiam.
O Bope ainda investiga denúncias de que traficantes teriam obrigado funcionários do PAC no Complexo do Alemão a construir galerias para fuga da comunidade
Ainda nesta manhã, policiais passaram a revistar todos os veículos da Comlurb após uma apreensão de armas e documentos do tráfico misturados ao lixo que começou a ser retirado das ruas da favela. Agentes da 7ª DP (Santa Teresa) e do 8º Grupo de Artilharia de Campanha Paraquedista apreenderam carregadores e munições para fuzis 762 e 556 - algumas delas traçantes -, além de duas granadas de luz e som, um sinalizador, um cinto operacional e um caderno de contabilidade do tráfico. O material foi encontrado na Rua A, no Coqueiro.
Pouco depois, agentes encontraram um fuzil 762 com a inscrição trem-bala, três carregadores, munições traçantes sobressalentes, um tablete de maconha e radiotransmissores em um minitrator da Comlurb, na descida do Largo dos Coqueiros. O gari que estava no veículo foi levado para a 22ª DP (Penha) e disse que pessoas teriam jogado lixo enquanto ele percorria as ruas da comunidade.
Mais cedo, um suspeito foi preso por policiais civis na saída da Favela da Grota. De acordo a polícia, ele possui vários mandados de prisão expedidos e foi abordado em um dos acessos da comunidade. O homem foi encaminhado para a 21ª DP (Bonsucesso).
( Polícia vai enviar carta a donos de 350 motos roubadas e recuperadas no Complexo do Alemão para agendar devolução )
Com a presença dos policiais na comunidade, moradores do Alemão aproveitaram para retomar o que lhes foi retirado pelo tráfico durante anos. Casas de traficantes de outras favelas, que estavam escondidos na favela, estão sendo desmontadas, já que os moradores acreditam que os criminosos não irão retornar. Adolescentes pegaram roupas de grifes e tênis que eram utilizados por traficantes. ( Moradores do Complexo do Alemão saqueiam patrimônio do tráfico )
Segundo o último balanço da PM, na segunda-feira cinco pessoas foram presas. Em uma semana, entre os dias 22 e 29 de novembro, 123 pessoas foram presas, 130 detidas, e outras 37 foram mortas. No total, foram apreendidas 205 armas de diferentes calibres, além de 125 granadas e bombas caseiras.


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.