domingo, 2 de janeiro de 2011

Inundações na Austrália deixam um morto e dois desaparecidos


Chuvas torrenciais foram causadas pelo ciclone Tasha

As inundações no noroeste da Austrália, as piores sofridas pela região em décadas, já causaram uma morte e deixaram outras duas desaparecidas.
Segundo fontes do governo, a vítima é uma mulher de 41 anos que foi arrastada pela correnteza neste sábado (1º) enquanto tentava atravessar o rio Leichhardt, perto da localidade de Burketown, no noroeste de Queensland. A mulher estava acompanhada por outras oito pessoas, que foram resgatadas pela polícia.
Desde ontem, as equipes de resgate buscam um homem que desapareceu após ser arrastado por uma correnteza em Tannum Sands, a 140 km ao sul de Rockhampton. Outro homem desapareceu neste domingo (2), na mesma cidade, enquanto nadava no rio Fitzroy.
As inundações na Austrália já afetaram mais de 200 mil pessoas no Estado de Queensland, uma região equivalente à área de França e Alemanha juntas. Em algumas zonas, o nível de água começou a baixar, mas em outras, como em Rockhampton, o rio Fitzroy continua a subir.
Nessa cidade, de 77 mil habitantes, calcula-se que a enchente alagará entre duas mil e quatro mil casas nos próximos dias, além de fechar duas estradas. O aeroporto local segue fora de operação.
O prefeito de Rockhampton, Brac Carter, indicou que 40% da população da cidade será afetada pelas inundações. Em Emerald, na região central de Queensland, o rio Nagoa inundou 80% do município, onde mil casas foram evacuadas e seus 1.300 habitantes passaram a virada do ano refugiados.
As chuvas torrenciais foram causadas pelo ciclone Tasha. Além de atingir casas e estabelecimentos, plantações foram alagadas e estradas fechadas, um desastre que custará vários bilhões de dólares às autoridades locais e às companhias de seguros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.