sábado, 8 de janeiro de 2011

Passaporte diplomático tem sido usado para turismo


Mulheres, maridos e filhos de parlamentares usam documento para viagens pessoais

Passaportes diplomáticos tem sido usados por deputados e parentes para turismo. Pelo menos dois terços desses passaportes especiais solicitados pela Câmara dos Deputados ao Itamaraty, entre fevereiro de 2009 e a sexta-feira (7), foram para mulheres, maridos e filhos dos parlamentares. E cerca de 87% dos vistos internacionais para esses documentos tiveram motivação turística, segundo dados da Segunda Secretaria da Câmara, responsável por essa tarefa.
O jornal O Estado de S. Paulo teve acesso à relação de ofícios que tratam da emissão de passaportes diplomáticos e de vistos que passaram pelo órgão nos últimos dois anos. Os destinos das viagens, inclusive agora, em pleno recesso parlamentar, são os mais variados: Miami, Las Vegas, Nova York, Atlanta, Dubai, Vancouver, Buenos Aires, Austrália, Japão, entre outros lugares.
Filhos de deputados que vão passar um período de estudos no exterior também aproveitam para viajar com o passaporte especial. Quem tem esse documento recebe privilégios em aeroportos, como fila e atendimento especiais, prioridade em bagagens e, dependendo do país, fica até dispensado da necessidade de visto.
Desde 2009, a Segunda Secretaria solicitou 662 vistos para viagens de deputados e parentes que têm o documento especial. Desses, 577 foram para turismo. Apenas 69 cumpriam o objetivo de missão oficial, a trabalho.


Um comentário:

  1. E 'ninguém' sabia de nada.rsrs
    Tudo vai continuar igualzinho.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.