domingo, 2 de janeiro de 2011

"A TV, o lustre, o computador. Tremeu tudo", relata morador de Carazinho sobre terremoto


Sismo de 7 graus na Argentina foi sentido por pelo menos três cidades gaúchas neste sábado

Um terremoto de 7 graus na escala Richter ocorrido na Argentina mudou a rotina dos moradores de pelo menos três cidades gaúchas. Por volta das 8h, dois casais — um em Carazinho e outro em São Borja — sentiram os objetos de seus apartamentos tremerem e, assustados, procuravam entender o que estava acontecendo. Em Cruz Alta, um senhor também relatou que sentiu o tremor.
João Batista da Veiga Antunes, 62 anos, residente em Carazinho, afirma que no quarto andar de seu edifício o balançar dos móveis e utensílios foi forte. Quando o tremelique passou, ele, a mulher e a filha saíram à rua e conversaram com os vizinhos sobre o ocorrido: algumas pessoas do prédio também haviam sentido.
— Sempre que passa um caminhão mais pesado em frente ao nosso prédio dá uma rápida tremida, mas desta vez foi demais — explicou Antunes.
— A TV tremeu, o lustre da sala, o computador. Tremeu tudo. Minha filha veio correndo apavorada dizendo que a televisão da cozinha havia tremido bastante — completa.
Em São Borja, o médico Luiz Ronaldo Guidoni, de 59 anos, estava sentado assistindo televisão na sala de seu apartamento quando iniciou a tremedeira. Viu uma escultura de metal grande de chão balançando e foi chamar a mulher, Vera, que estava dormindo. O casal mora no terceiro andar.
— Minha esposa achou que eu estava chamando, acordando-a. Um colega que mora no sexto andar, em outro prédio, também sentiu. Calculamos que houvesse tido algum tremor na Argentina ou Chile — resumiu Guidoni.

Sismólogo afirma ser possível que brasileiros sintam tremor na Argentina
Segundo o professor e sismólogo da Universidade de Brasília, George Sand França, é possível que as cidades do Oeste gaúcho tenham sido afetadas pelo fenômeno.
— O Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo estão em uma região em que são sentidos terremotos, porém são muito profundos e não causam destruição — apontou França.
— É uma ocorrência normal. É possível, sim — completou o professor.

Brasil
Campinas e Indaiatuba, no interior paulista, sentiram o sismo. Segundo o G1, a Defesa Civil das duas cidades vai visitar os locais onde o tremor foi sentido para fazer uma vistoria.

O tremor
O epicentro foi a 160 quilômetros do nordeste da cidade de Santiago del Estero — a 960 km de Buenos Aires, capital argentina. Não há relatos de feridos ou prejuízos materiais. O terremoto ocorreu às 7h56min (horário de Brasília).
Alexandre Ernst


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.