domingo, 30 de maio de 2010

Brasileiro sequestrado deve ficar mais uma semana na África do Sul



Segundo delegado, julgamento de quadrilha poderá ser antecipado.
Empresário foi sequestrado ao desembarcar na África do Sul, na terça.


O empresário Osmar Pereira, 58 anos, sequestrado na terça-feira (25), na África do Sul, e liberado na noite de quarta-feira (26), deve ficar pelo menos mais uma semana no país, antes de retornar para o Brasil. A informação foi divulgada pela Polícia Federal, nesta sexta-feira (28). Pereira foi sequestrado ao desembarcar na África do Sul.
“Há um pedido da Justiça local para que ele permaneça na África do Sul por mais uma semana. Eles pretendem antecipar o julgamento da quadrilha que efetuou o sequestro e o depoimento dele será muito importante”, diz ao G1 o delegado Marcelo Siqueira.
Segundo informações da polícia sul-africana, repassadas à Polícia Federal, os seis criminosos seriam responsáveis por pelo menos outros quatro sequestros de estrangeiros e já estavam sendo investigados. Os sequestradores seriam de origem nigeriana.
De acordo com Siqueira, o empresário representa uma empresa do Pará que exporta portas de madeira para o exterior. Ele teria viajado para a África do Sul para negociar uma venda. “Fomos informados sobre o sequestro pela família da vítima e pelo representante da empresa na terça-feira. O próprio empresário entrou em contato com eles para avisar que tinha sido sequestrado. Começamos então a trocar informações com a polícia sul-africana e com nossa equipe que está no país", diz. Policiais federais estão na África do Sul atuando como observadores da logística de segurança da Copa do Mundo.
Siqueira explica que a quadrilha fez contato por telefone e por e-mail. Todas as ligações teriam sido feitas pelo próprio Pereira. Segundo o delegado, nenhum resgate foi pago.
A Polícia Federal diz que não recebeu informações sobre possível tortura que o empresário teria sofrido por parte dos sequestradores. "Falei com o Osmar e ele está bem. Ele deve ter sofrido maus-tratos, mas passa bem", afirma.
"Há relatos de que esse tipo de sequestro está acontecendo com frequência na África do Sul. O alerta da Polícia Federal é para que as pessoas nunca viajem sozinhas para fechar um negócio no exterior, e se cerquem do máximo de informações sobre a empresa com que será feita a negociação", diz Siqueira.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.