sábado, 5 de junho de 2010

Adolescentes que não se concentram são vítimas da neurobiologia

Cérebro dos adolescentes é menos eficaz que o dos adultos Foto: Reprodução

Rio - Os pais que se desesperam por ver que seus filhos adolescentes não conseguem se concentrar em sala, nem realizar as tarefas de casa ou ainda se planejar com antecedência, tem um consolo. Seus "meninos" não são tão preguiçosos ou descuidados, eles são vítimas da neurobiologia.
Uma nova pesquisa publicada no Journal of Neuroscience revelou que o cérebro do adolescente continua se desenvolvendo durante a fase adulta por mais tempo do que se tinha conhecimento. Adolescentes podem parecer jovens adultos, mas sua estrutura cerebral ainda se assemelha a de crianças muito jovens.
"Nem sempre é fácil para os adolescentes prestar atenção na aula sem deixar sua mente se perder ou simplesmente ignorar as brincadeiras do seu irmão mais novo enquanto tenta resolver um dever de matemática", disse Iroise Dumontheil do Instituto de Neurociência Cognitiva da Universidade de Londres, um dos autores da pesquisa. "Mas isso não é culpa deles. Tem a ver com a estrutura de seus cérebros. Os adolescentes simplesmente não tem a mesma capacidade mental que um adulto", completou.
A atividade cerebral dos adolescentes foi monitorada através de exames de ressonância magnética enquanto os jovens tentavam resolver um problema de lógica, ignorando as distrações do ambiente.
As imagens revelaram um nível inesperado de atividade no córtex pré-frontal, uma região que fica na parte da frente do cérebro e que é responsável pela tomada de decisões e multitarefa. Isso indica que o cérebro estava trabalhando de forma menos eficaz do que de um adulto.
"Sabíamos que o córtex pré-frontal das crianças funcionava desta forma caótica. O que descobrimos agora é que essa parte do cérebro ainda está em desenvolvimento ao longo da adolescência. Isso significa que o cébebro dos jovens leva muito tempo para tomar um tipo de decisão", explicou a Dr. Sarah-Jayne Blakemore, líder do estudo.
Blakemore complementou dizendo que o pensamento dos jovens é caótico e que seus cérebros tem excesso de substância cinzenta ( corpos celulares e conexões que carregam mensagens dentro do cérebro). Segundo ela, conforme envelhecemos, a massa cinzenta diminui em nossos cérebros.
"O que nossa pesquisa mostrou é que não há muita coisa acontecendo na cabeça dos adolescentes", disse Sarah. "O resultado é que a energia do cérebro e os recursos são desperdiçados e o processo de tomada de decisão fica afetado negativamente."
Os adultos por sua vez têm menos matéria cinzenta, o que significa que as transmissões dos neurônios viajam de forma mais eficiente para o cérebro, o que faz com que ele funcione mais eficazmente.


O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.