terça-feira, 31 de agosto de 2010

No Rio, quem não usar cadeirinha só será multado a partir do dia 8

Gustavo, 3, e Maria Tereza Badaró Mubarak, 1, só andam de carro em suas cadeirinhas. Fiscalização começa amanhã

A partir de quarta-feira (1º) será obrigatório o uso de cadeirinha para transportar crianças em carros. Quem desobedecer, será multado. No Rio, porém, as multas só começarão a ser aplicadas no dia 8, uma semana depois que no restante do país.
Os primeiros sete dias serão apenas de orientação, segundo a Guarda Municipal. Após esse período, a fiscalização caberá à PM e aos guardas municipais, que poderão aplicar multas.
A assessoria da Guarda informou que não serão promovidas operações especiais para a orientação dos motoristas. Os guardas que flagrarem motoristas transportando crianças sem cadeirinha vão parar e orientar a pessoa, alertando sobre o risco de multa a partir do dia 8.

MULTAS
Em São Paulo, agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) começam a multar amanhã. A PM, no entanto, só multará a partir de segunda-feira, dia 6. Nos primeiros dias, as blitze dos policiais serão educativas.
O argumento dos órgãos de trânsito para não dar nova tolerância é que, na prática, ela já foi dada. A medida foi anunciada há dois anos e deveria ter começado a valer há três meses, quando foi adiada por falta de cadeirinhas.
Considerada infração gravíssima, a multa é de R$ 191 e rende sete pontos na carteira. Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina que crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas no banco de trás com o equipamento de segurança, que varia conforme a faixa etária.
Entre sete anos e meio e dez anos, a criança deve ser levada no banco de trás, com cinto de segurança. Quem levar quatro crianças, diz o Contran, deve transportar a "de maior estatura no banco dianteiro, usando o cinto de segurança ou dispositivo de retenção adequado ao peso e altura".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.