segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Prefeito é assassinado em estado mexicano de chacina

Marco Antonio Leal García em foto de arquivo
pessoal (Foto: Reuters)
Leal García, prefeito de Hidalgo, foi morto na estrada de seu rancho.
Cidade fica no estado de Tamaulipas, onde 72 imigrantes foram mortos.

O prefeito do município mexicano de Hidalgo, Marco Antonio Leal García, no estado de Tamaulipas (nordeste), onde na terça-feira ocorreu o massacre de 72 imigrantes, foi assassinado neste domingo (30).
Leal García, 49 anos, foi morto a tiros quando se deslocava por uma estrada de Hidalgo procedente de seu rancho. O prefeito viajava com sua filha, de quatro anos, que ficou gravemente ferida.
O presidente do México, Felipe Calderón, condenou em nota o ataque ao prefeito. “Este crime covarde e os condenáveis atos de violência, que estão ocorrendo recentemente neste estado, reforçam o comprometimento do governo mexicano a continuar lutando contra as gangues criminosas que seguem a intimidar as famílias de Tamaulipas”, dizia o comunicado.
No dia 12 de agosto passado, o ex-prefeito de Hidalgo Cesareo Rocha Villanueva foi gravemente ferido em um atentado. Em 18 de março, a sede da prefeitura de Hidalgo sofreu um atentado com granadas que matou um policial.
Hidalgo, cidade de 24 mil habitantes, está no centro do estado de Tamaulipas, a 90 km da capital, Ciudad Victoria.
Desde a sexta-feira passada, cinco explosões sacudiram Tamaulipas, onde na terça foram encontrados os corpos de 72 imigrantes ilegais, no município de San Fernando, a 180 km da fronteira com os Estados Unidos.
O grupo teria sido executado pelo Cartel Los Zetas, que tentou recrutar os imigrantes para o narcotráfico.
Após o massacre dos 72 imigrandes o governo federal deflagrou uma grande operação militar e policial em Tamaulipas.

(*) Com informações da France Presse e da Associated Press


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.