segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ações educativas para crianças e adultos na Semana Nacional de Trânsito

20/09/2010 Ações educativas para crianças e adultos na Semana Nacional de Trânsito. Foto: Teresa Maia/DP/D.A.Press
A Semana Nacional de Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro está sendo lembrada a partir de hoje pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) com uma programação de atividades educativas. A importância do uso do cinto de segurança e da cadeirinha serrá abordada em ações voltadas para os públicos infantil e adulto.
A agenda começa hoje e segue até a próxima sexta-feira. As crianças poderão participar de um circuito educativo de trânsito, na sede do Detran, com atividades lúdicas. Já na Escola Pública de Trânsito (EPT/PE), haverá contação de histórias e jogos online, na biblioteca e no laboratório de informática, respectivamente. As atividades acontecerão de segunda a sexta-feira, pela manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 14h às 16h. Por dia, serão atendidas 120 crianças, todas alunas de escolas cadastradas no Programa de Educação de Trânsito (PET).
Já para o público adulto haverá um ciclo de palestras, que será realizado no auditório da EPT/PE entre os dias 22 e 24, das 9h às 11h. Os interessados devem se inscrever e confirmar a participação pelo email educacao@detran.pe.gov.br.
Na quarta-feira (22), a palestra será voltada para servidores do Detran, profissionais das áreas de trânsito e transporte e para o público em geral. Na quinta-feira (23), participam os representantes de entidades credenciadas para educação de trânsito, como CFCs, IES, Sistema S (inscrições pelos endereços eletrônicos: jil.melo@detran.pe.gov.br ou fatimab@detran.pe.gov.br); e na sexta-feira, o público será professores e representantes de escolas públicas e privadas.

Números - De acordo com dados do Denatran, os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças entre 1 e 14 anos de idade no Brasil. Em 2008, por exemplo, foram registrados 802 vítimas fatais de acidentes de trânsito, entre 0 e 12 anos de idade, além de 22.472 vítimas não fatais da mesma faixa etária.
Diante de índices como esses, o Contran regulamentou o uso dos dispositivos de retenção para o transporte de crianças, através da resolução 277, em julho de 2008. O uso dos equipamentos tornou-se obrigatório a partir de 1º de setembro de 2010. A resolução determina que bebês de 0 a 1 ano devam usar o bebê conforto. De um até quatro anos, a lei determina o uso da cadeirinha. As maiores de quatro anos até as com sete anos e meio de idade usarão o assento de elevação. As que possuírem mais de sete anos e meio até os dez anos permanecerão no banco traseiro com o cinto de segurança.
A penalidade aplicada ao infrator desta lei está prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera a infração gravíssima e prevê multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Confira a programação da Semana Nacional de Trânsito no Detran/PE

Atividades Infantis
De 20 a 24 de setembro
Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Local: Escola Pública de Trânsito

Palestra – Tema: “Cinto de Segurança e Cadeirinha”
Horário: de 9h às 11 h
Local: Escola Pública de Trânsito

Dia 22/09 – Servidores do Detran, Profissionais das áreas de trânsito e transporte e Público em geral. Inscrições pelo endereço eletrônico: educacao@detran.pe.gov.br.

Dia 23/09 – Representantes de Entidades Credenciadas para Educação de Trânsito (CFC, IES, Sistema S). Inscrições pelos endereços eletrônicos: jil.melo@detran.pe.gov.br ou fatimab@detran.pe.gov.br.

Dia 24/09 – Professores e representantes das Entidades de Ensino (Escolas Públicas e Privadas). Inscrições pelo endereço eletrônico: anjos@detran.pe.gov.br.

Mais informações podem ser obtidas através do site da Escola Pública de Trânsito: http://www.escoladetransito.pe.gov.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.