quinta-feira, 6 de maio de 2010

‘Ela tem problemas psicológicos’, diz mãe sobre sequestradora de bebê



Menina recém-nascida foi levada de maternidade na Zona Leste de SP.
Adolescente de 15 anos que pegou criança sofreu um aborto recentemente.


Luana Aparecida Pereira, de 26 anos, passou apenas um dia com a filha recém-nascida antes que ela fosse levada do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, na Zona Leste de São Paulo, na terça-feira (4). A criança foi encontrada, e a mãe afirma que não julga o comportamento da adolescente que se fez passar por enfermeira e sequestrou a menina.
“Não tenho maldade com relação a ela. Está com problemas psicológicos, então não vou julgar. Nada justifica o que ela fez, mas pelo menos cuidou bem da minha filha”, afirmou, referindo-se à jovem de 15 anos que ficou por seis horas com a pequena Isadora Fernanda Pereira Ferri em seu poder.
De acordo com os pais da menina, ela sofreu um aborto recentemente. Foram eles que descobriram o que estava havendo e levaram a filha com o bebê para a delegacia. “O mesmo vazio que ela está sentindo foi o que eu senti quando ela levou minha filha”, disse Luana. Ao devolver Isadora, a adolescente escreveu uma carta para Luana se desculpando pelo que fez.
Em entrevista ao G1 do quarto do hospital, onde permanece internada, Luana contou que tentou não se desesperar quando soube que a filha havia sido levada. “Não fiquei nervosa, porque sabia que não ia adiantar nada. Eu tentei ajudar a polícia, fiz o retrato falado. Quando ligaram dizendo que tinham achado ela, quando me devolveram minha filha, aí sim passei mal. Fiquei feliz demais, comecei a tremer.”
De acordo com a mãe, a adolescente pegou Isadora dizendo que ia dar uma volta com ela no corredor. “Ela pegou o bebê e disse que ia dar uma voltinha no corredor. Estava como auxiliar de enfermagem. Eu tive um sentimento ruim, coisa de mãe, e saí atrás dela. Depois, voltei para o quarto para pegar meu celular e ela já estava saindo do hospital, sem a criança.”
Luana questionou à jovem onde estava a menina, e ela teria lhe dito que outra enfermeira já traria a bebê de volta. “Como a distância entre a gente era grande, ela conseguiu sair sem que eu a alcançasse. Estava apenas com uma bolsa grande. Deve ter posto minha filha lá dentro, porque não tinha mais nada na mão”, lembrou.
Mãe e filha devem ter alta do hospital, provavelmente nesta tarde. “Isadora não tem nenhum ferimento, mas está passando por exames para termos certeza de que tudo está bem.”
Sobre a falta de segurança na maternidade, ela afirmou: “Ainda nem tive muito tempo para pensar nisso, mas precisa haver mais atenção, com certeza”.

Sindicância no hospital
A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo abriu uma sindicância para apurar como a adolescente conseguiu sair com o bebê recém-nascido de dentro do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros.
De acordo com nota divulgada pela secretaria na manhã desta quarta-feira (5), a jovem entrou no hospital se passando por uma paciente e em seguida pegou um jaleco e fingiu ser estagiária na área da maternidade.
“Em um momento de distração da auxiliar de enfermagem, aproximou-se de uma mãe alegando que iria cuidar de seu recém-nascido e levou a criança para um corredor e posteriormente para um quarto vazio. A jovem escondeu o bebê de dois dias na bolsa e deixou a maternidade”, diz a nota.
A polícia afirma que o hospital não tem registro da entrada nem da permanência da garota nas dependências da maternidade. Alexandre Zakir, corregedor da Secretaria Estadual da Saúde, diz que a segurança no local é adequada e que todas as medidas foram tomadas após o órgão tomar conhecimento do fato.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.