sexta-feira, 21 de maio de 2010

Entenda a relação entre estresse e obesidade


Estudo indica que "beliscar" alimentos calóricos é um dos problemas

Em estudo divulgado recentemente, cientistas israelenses encontraram um gene que faz as pessoas sentirem vontade de comer doces e alimentos gordurosos quando se está estressado. Hoje, na correria do dia-dia a expressão mais comum é ouvir dizer que “alguém esta estressado”. Então o melhor conselho é relaxar e buscar um acompanhamento médico especializado.
Para testemunhar esta realidade não é preciso ir muito longe. Este comportamento é comum entre as mulheres e que, somados à TPM, aumenta ainda mais o desejo por alimentos calóricos e ricos em açúcar. O desejo incontrolável no meio da tarde e ao final do dia em comer algo saboroso torna-se cada vez mais constante nos escritórios e consultórios, gerando uma imensa bomba calórica.
De acordo com o pesquisador Alon Chen, do Weizmann Institute, em Israel, o estudo de que participou queria descobrir por que as pessoas recorrem aos biscoitos calóricos, por exemplo, quando se sentem sob estresse em cada ou no trabalho. Os cientistas perceberam, durante experimentos com ratos, que um determinado gene bombeia uma proteína – a Ucn3 – em momentos de tensão.
A Ucn3 afeta músculos, fígado, pâncreas, coração etc e, produzida no cérebro, aumenta o apetite e nosso grau de satisfação, além de alterar o modo como o corpo usa a insulina. – hormônio crucial para o processamento do açúcar em energia. Assim, o gene recém descoberto estaria ligado não apenas à obesidade, mas também ao diabetes tipo 2.
A conclusão do estudo é que devemos ter cuidado com nosso nível de estresse. Se ele estiver constantemente alto, fora de controle, o risco de engordar e adoecer aumenta muito.
O estudo foi publicado na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences.

Zero Hora


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.