quarta-feira, 19 de maio de 2010

Imagens mostram cracolândia em Santa Cruz



Jovens circulam livremente pelo local.
Em Manguinhos, abrigo precisa de mais vagas.

Imagens feita nesta quarta-feira (19) mostram o consumo de crack na Estação Tancredo Neves, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. A linha do trem virou mais uma cracolândia, onde os viciados circulam livremente.
No Jacarezinho, subúrbio do Rio, o local onde desde sexta-feira (14) se vê o consumo livre de crack, estava vazio.
Durante uma operação policial no morro, os traficantes reagiram com tiros. Foram encontrados munição antiaérea, um lança rojão e nove quilos de crack, considera a maior apreensão da droga na favela. Três suspeitos foram detidos.
A 4ª Promotoria de Infância e Juventude conseguiu uma liminar determinando o imediato recolhimento e acolhimento dos menores que estão na cracolândia do Jacarezinho para resguardar a integridade física e moral dos adolescentes.

Abrigo
Em Manguinhos, no subúrbio do Rio, um abrigo que funciona há cinco meses realizou 900 atendimentos de quase cem menores. Eles entram e saem livremente do local. Porém, mais vagas são necessárias.
De acordo com o subsecretário de Assistência Social, Carlos Augusto de Araújo, a recusa pelo tratamento pode ser prejudicial. "Uma recusa a vontade de se tratar pode estar marcando esse indivíduo para sempre", disse.
No abrigo, os adolescentes passam a maior parte do tempo dormindo. Eles chegam ao local exaustos, sujos, com fome e muitas vezes debilitados pelo uso do crack. Para os responsáveis pelo abrigo,um sono tranquilo é o primeiro para o longo processo de tentativa de reabilitação.
Um rapaz, de 17 anos, analfabeto, frequenta os pontos de consumos de drogas no Jacarezinho. Ele diz que está sobrevivendo porque consegue se alimentar no abrigo.O rapaz afirma que usa o crack todos os dias e consegue o dinheiro para comprar, fazendo malabarismo nos sinais.
A prefeitura informou que tem trabalhado para dar assistência social aos viciados em crack mas admite que a droga é uma epidemia e é preciso um trabalho conjunto dos governos federal, municipal e estadual para acabar com a tragédia que a droga está provocando.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.