sábado, 22 de maio de 2010

Promotor do caso Isabella Nardoni fez palestra no Centro-oeste de MG


Encontro foi realizado nos dias 13 e 14 de maio em Divinópolis. Outro Encontro Regional foi nos dias 20 e 21 de maio em Montes Claros .

Com realização do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e apoio da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e Cooperativa de Crédito dos Integrantes do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Mpcred) foi realizado na Região Centro-Oeste do Estado, nos dias 13 e 14 de maio, o Encontro Regional de Divinópolis. A palestra "Os Desafios do Ministério Público na Investigação e Atuação em Processos de Crimes Dolosos Contra a Vida", proferida pelo promotor de Justiça de São Paulo Francisco Cembranelli, foi a última atividade do encontro.
A mesa de encerramento dos trabalhos, além do palestrante, contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques; diretor do Ceaf, promotor de Justiça Gregório Assagra de Almeida; e os promotores de Justiça de Divinópolis, Gilberto Osório Resende e Alessandro Garcia Silva.
Segundo Alceu Torres Marques, "os Encontros Regionais promovidos pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) são importantes para que a administração tenha um contato direto e reservado com os demais membros da Instituição, sobretudo no interior de Minas Gerais. É um modo eficiente de possibilitar a discussão com os colegas sobre todas as questões que dizem respeito à Instituição", destacou.

PRIMEIRO DIA
Na quinta-feira, 13, o Encontro Regional de Divinópolis foi aberto com a palestra "Planejamento Estratégico", ministrada pelo promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira, que está à frente da Coordenadoria de Planejamento Institucional. Vinte e cinco promotores de Justiça de Divinópolis e região participaram da abertura do encontro.
Por cerca de 40 minutos, Jairo Cruz falou sobre o planejamento estratégico que será implantado pelo MPE (2010 a 2023) e os desafios que a Instituição terá de enfrentar para executá-lo.
Na sequência, os trabalhos foram conduzidos pelo procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques. Metas estabelecidas pela atual gestão, assuntos institucionais, informatização no MPMG, e o projeto MP Itinerante e Sedes Próprias foram alguns dos assuntos abordados pelo procurador-geral de Justiça.

PALESTRA
Em sua fala o promotor de Justiça Francisco Cembranelli abordou parte da sua adolescência e a maneira como acompanhava o trabalho do pai, o então promotor de Justiça Sylvio Cembranelli. Foi por influência deste que Francisco ingressou no Ministério Público do Estado de São Paulo em 1988, logo após a promulgação da Constituição Federal. Cembranelli falou de seu trabalho em São Paulo e dos mais de mil júris dos quais participou.
Francisco Cembranelli destacou o caso da menina Isabela Nardoni - assassinato ocorrido em 29 de março de 2008 - e a repercussão que tornou o promotor de Justiça conhecido nacionalmente.
Sobre o tema "Os Desafios do Ministério Público na Investigação e Atuação em Processos de Crimes Dolosos Contra a Vida", Cembranelli afirmou que "o promotor de Justiça está muito distante da investigação. Ele precisa acompanhar mais de perto os trabalhos, afinal ele é o destinatário daquele trabalho, é o promotor de Justiça que terá de destrinchar e trabalhar com todo o apanhado de provas feito por um delegado de polícia."
Cembranelli é partidário da ideia de que "o Ministério Público deve acompanhar a investigação o mais próximo possível, e não de maneira burocrática, apenas batendo um carimbo. Quando o promotor de Justiça tem acesso a todo o procedimento investigativo, às vezes nada mais pode ser feito. Como somos titulares da ação penal, teremos de mover uma ação, levar o caso a plenário e sustentar uma condenação - lembrando que o nosso cargo é de grande responsabilidade -, é natural que, desde o início dos trabalhos, o promotor de Justiça esteja presente.

Ass. de Imprensa, MPE


Noh!

Um comentário:

  1. apenas sinto que nem todos os promotores tenham essa conduta profissional ,eu mesma já fui vítima de promotor que apenas quis demonstrar e medir poder ,gostaria que todos os promotores em tese cada um em seu estiolo mas com lisura e imparcialidade tivessem a humildade na hora de representar os cidadãos POIS ATÉ QUE PROVE CONTRÁRIO TODOS SOMOS INOCENTES!

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.