sexta-feira, 21 de maio de 2010

Laptops por bom desempenho


Prefeitura doa mais de 33 mil máquinas para professores. No estado, 7. 553 melhores alunos ganham notebooks

Rio - O bom desempenho garantiu computadores a professores e alunos da rede pública. No município, mestres agora são proprietários dos notebooks que a prefeitura havia distribuído em 2008. Antes do decreto publicado ontem — segundo o prefeito Eduardo Paes, motivado pelo bom trabalho desenvolvido por eles —, os mestres tinham que devolver o equipamento ao trocar de escola ou se aposentar. Na rede estadual, os 7.553 melhores estudantes também vão receber laptops. Hoje, é a vez de 845, os primeiros da lista com as melhores notas na Avaliação Externa do Desempenho Escolar, feita em 2009.
Atualmente, 29.358 professores — dos 38 mil da rede municipal — têm notebooks. Os outros equipamentos estão em licitação e devem chegar às mãos dos profissionais até o fim do ano. Também têm direito de ficar com os computadores especialistas de Educação aposentados que, por nomeação para cargos de confiança, foram reconduzidos ao exercício de suas funções. Esta será a última doação, segundo a Secretaria Municipal de Educação. A partir de 2011, o docente que quiser ter computador poderá obter financiamento com parcelas descontadas do salário.
A professora de História Nádia de Souza Barbosa, 54 anos, que leciona da Escola Municipal Deodoro, na Glória, usa o equipamento em casa para preparar atividades para os alunos. “A tecnologia em sala de aula é necessária”, opina. Ela, no entanto, sugere que a Prefeitura do Rio faça como o estado, que fornece laptops com modem, possibilitando, assim, o acesso à Internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.