quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Beterraba ajuda a retardar envelhecimento e fortalece a imunidade

Um das opções de consumo da hortaliça, que auxilia o funcionamento do intestino, é o suco

Rica em ferro, a hortaliça é muito recomendada para pessoas com anemia

A cor avermelhada e forte da beterraba revela uma série de benefícios à saúde que vão desde a prevenção do envelhecimento precoce até o fortalecimento da imunidade. Além disso, essa hortaliça pode ajudar a controlar a pressão alta e auxiliar no funcionamento do intestino.
A série de benefícios da beterraba é explicado pela grande quantidade de nutrientes que ela oferece. Segundo a nutricionista Fernanda Bortolon, a raiz é rica em carboidratos, vitamina A , B1 , B2 , B5 , C, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro, potássio e manganês.
— Pela grande quantidade de vitaminas, ela exerce a função de antioxidante, auxiliando no combate a infecções — diz a nutricionista.
O alto teor de potássio auxilia no controle da pressão arterial, assim como a vitamina C ajuda a fortalecer a imunidade e combater o efeitos do envelhecimento.

Como aproveitar os nutrientes
A variedade de vitaminas e minerais não está apenas na raiz da beterraba: as folhas são as partes mais nutritivas desse alimento. Segundo Fernanda, muitas pessoas descartam essa parte da hortaliça por não saber que ela é comestível. As folhas podem ser cozidas, refogadas com espinafre ou servidas cruas junto de outras saladas.
Um copo da folha pode fornecer até 35 mg de vitamina C, mais da metade do mínimo recomendado na dieta diária dos adultos.
— A raiz também pode ser consumida cozida, mas é crua que ela preserva a maior parte dos nutrientes — recomenda a nutricionista.
Ela pode ser aproveitada como acompanhamento de outros pratos, em conserva ou ainda ser consumida na forma de suco.
Em compensação, a beterraba também é rica em açúcares, o que lhe confere a característica de grande fonte energética.
— Cada 100g da beterraba possui em média 50 calorias — alerta Fernanda.

Os benefícios da beterraba
:: Controle da pressão alta: essa característica é resultado do alto teor de potássio
:: Combate a anemia: é muito indicada para pessoas que possuem anemia por deficiência de ferro como complementação à terapia indicada pelo médico
:: Fortalece a imunidade: essa característica se deve à grande quantidade de vitamina C presente na hortaliça
:: Previne o envelhecimento precoce: a beterraba é fonte de antioxidantes, que ajudam a reduzir os efeitos do envelhecimento
:: Fonte de energia: rica em carboidratos, ela fornece energia ao organismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.