quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Hospital de SP vai ensinar haitianos a produzir álcool gel caseiro para evitar doenças


Médicos e enfermeiros do Albert Einstein vão auxiliar no combate à cólera

Álcool em concentração 70% misturado com gelatina incolor. Essa receita de álcool gel, que pode ser feita em casa, será ensinada por médicos e enfermeiros brasileiros à população do Haiti, que enfrenta um surto de cólera que já deixou 643 mortos e 9.971 hospitalizados.
Uma equipe com médicos e enfermeiros do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, viajou para o país caribenho na noite desta quarta-feira (10). O objetivo da missão é capacitar profissionais de saúde haitianos, atender pacientes e informar à população sobre prevenção e tratamento da cólera e outras enfermidades – inclusive com a produção do álcool gel. A missão também vai doar mais de uma tonelada de medicamentos e uma tonelada de brinquedos e alimentos.
O Haiti ainda sofre os efeitos do terremoto de 12 de janeiro, que matou mais de 200 mil habitantes. Além do surto de cólera, que começou em meados de outubro, os médicos e enfermeiros brasileiros vão encontrar um país ainda mais devastado por causa do Furacão Tomas, que passou no inicio da semana, deixou 20 mortos e provocou inundações e deslizamento de terra.
Independente do cenário, o simples ato de lavar as mãos – seja após sair do banheiro ou antes de preparar os alimentos – impede uma série de infecções virais e bacterianas, como a cólera, diz o médico Oscar Pavão, diretor de Prática Médica do Einstein e um dos organizadores da missão.
- Lavar as mãos é o jeito mais fácil de prevenir diversas doenças. O álcool gel é mais eficiente até que água e sabão, dura mais tempo e pode ser preparado em casa.
A cólera é uma diarréia aguda causada por uma bactéria. Ela é transmitida por ingestão de água e alimentos contaminados por fezes ou vômitos de pessoas infectadas.
Por isso, a higienização é uma das principais formas de prevenção, diz Pavão.
- Para tratar a cólera, [o infectado] precisa tomar soro. Por isso também vamos ensinar a população a fazer o soro caseiro.
A missão do Einstein também vai distribuir 100 mil exemplares de um jornal com dicas de saúde. Escrito na língua creole, o boletim traz informações sobre cólera, malária, dengue, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, além de responder dúvidas a respeito de amputação, estresse pós-traumático, entre outras questões.


R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.