terça-feira, 14 de julho de 2009

SP - Exposição em São Bernardo comemora 19 anos do ECA


Foi aberta nesta segunda-feira (13/07) a exposição Os 19 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente) no Olhar de um Ex-Menino de Rua.

O evento integrou uma série de atividades, como torneiro de futebol e espetáculo circense, como forma de comemoração aos 19 anos do ECA, que fez aniversário nesta segunda.

De acordo com o fotógrafo Leonardo Duarte, autor das mais de 30 imagens expostas, o objetivo das fotos é mostrar uma realidade que, muitas vezes, é desconhecida pelas pessoas.

“Utilizo a fotografia como forma de denunciar o que vejo, o que presencio e o que já passei”, conta. Duarte, natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, veio para São Paulo aos 12 anos e aos 14 começou a trabalhar na rua como vendedor de balas. Atualmente, com 29 anos, mora no Jardim Silvina e é fotógrafo da Fundação Criança de São Bernardo.

“Ao invés de fazermos palestras sobre assuntos relacionados ao tema, decidimos promover eventos para chamar a atenção da sociedade sobre os direitos das crianças e dos adolescentes”, explica o presidente da Fundação Criança de São Bernardo, Ariel de Castro Alves.

“O fato do Leonardo já ter passado em situações como morar na rua faz com que o olhar no momento de fazer as fotos seja diferente, o que interfere diretamente na fotografia e no resultado que ela tem perante a sociedade”, acredita Castro.

No próximo sábado será a vez do Parque da Juventude (avenida Armando Ítalo Setti, 65, em frente ao Paço Municipal) receber atividades, das 9h às 17h, como banda sinfônica, soltura de balões temáticos, apresentações de poesia, dança, arte circense, hip-hop e bandas.

Haverá ainda piscina de bolinhas, cama elástica e contação de histórias. “Nossa intenção é atrair os jovens e fazer com que eles saibam que seus direitos estão garantidos pelo ECA”, finaliza o presidente da Fundação Criança de São Bernardo.
Aline Bosio
Repórter Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.