SÃO PAULO -Sapato com lixa de unhas no salto, sandália com abridor de garrafas no solado para os homens e até uma bolsa de sacos de cimento. As novidades da Francal 2009, feira de calçados e acessórios, mostram preocupação com praticidade e o meio ambiente. São mais de mil expositores no evento para lojistas.
Preocupada com a vaidade feminina, a Piccadilly lança um sapato de bico fino com uma lixa de unhas na parte interna do salto. O preço ao consumidor deve ser de R$ 80. Já a bolsa feita com sacos de cimento do estilista Rogerio Lima sai por R$ 800.
Já a Francajel dirigiu suas pesquisas para os homens. A sandália de couro Open Up, com abridor de garrafa, deve custar R$ 130. E o calor nos pés com o verão poderá ser amenizado com o sapato com ventilador na sola, movido a pilha.
Para os pequenos, a tradicional Ortopé volta ao mercado, depois de 15 anos, com o calçado Stika e Puxa. Com preço de R$ 25, o sapatinho é regulado de acordo com o crescimento do pé do bebê. Um mesmo par serve para os tamanhos de 14 a 19.
Exportações desabam 27%
Terceiro maior produtor de calçados do mundo, o Brasil perde com a crise global. Apenas nos primeiros cinco meses do ano, o volume de exportações caiu 27,3%. Por causa da forte retração no último trimestre de 2008, as indústrias cortaram 42 mil dos 330 mil trabalhadores diretos do setor.
Além disso, as importações cresceram 4,5%, resultado da invasão dos sapatos chineses.
- Este ano está complicado. Muitas empresas concedem férias coletivas, num esforço para tentar evitar novas demissões - disse Milton Cardoso, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Com a recuperação do mercado interno, o frio e o Natal, o setor espera crescer neste segundo semestre. A Piccadilly, por exemplo, aposta em 15% a mais. De acordo com a associação do varejo, a Ablac, as vendas cresceram 9% no mês passado.
Preocupada com a vaidade feminina, a Piccadilly lança um sapato de bico fino com uma lixa de unhas na parte interna do salto. O preço ao consumidor deve ser de R$ 80. Já a bolsa feita com sacos de cimento do estilista Rogerio Lima sai por R$ 800.
Já a Francajel dirigiu suas pesquisas para os homens. A sandália de couro Open Up, com abridor de garrafa, deve custar R$ 130. E o calor nos pés com o verão poderá ser amenizado com o sapato com ventilador na sola, movido a pilha.
Para os pequenos, a tradicional Ortopé volta ao mercado, depois de 15 anos, com o calçado Stika e Puxa. Com preço de R$ 25, o sapatinho é regulado de acordo com o crescimento do pé do bebê. Um mesmo par serve para os tamanhos de 14 a 19.
Exportações desabam 27%
Terceiro maior produtor de calçados do mundo, o Brasil perde com a crise global. Apenas nos primeiros cinco meses do ano, o volume de exportações caiu 27,3%. Por causa da forte retração no último trimestre de 2008, as indústrias cortaram 42 mil dos 330 mil trabalhadores diretos do setor.
Além disso, as importações cresceram 4,5%, resultado da invasão dos sapatos chineses.
- Este ano está complicado. Muitas empresas concedem férias coletivas, num esforço para tentar evitar novas demissões - disse Milton Cardoso, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Com a recuperação do mercado interno, o frio e o Natal, o setor espera crescer neste segundo semestre. A Piccadilly, por exemplo, aposta em 15% a mais. De acordo com a associação do varejo, a Ablac, as vendas cresceram 9% no mês passado.
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