sexta-feira, 28 de maio de 2010

'Amigos da Escola' tem atividades hoje em Maceió


'Minha escola, minha comunidade' foi o tema escolhido para hoje; haverá ações esportivas, culturais e ecológicas

Hoje foi dia de ‘Amigos da Escola’ aqui em Maceió. O projeto, idealizado pela Rede Globo e emissoras afiliadas, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica, foi realizado na Escola Estadual Professora Josefa Conceição da Costa, localizada no bairro do Canaã. Hoje, pais, professores, alunos e voluntários estiveram comemorando o Dia Nacional da Escola com uma série de atividades nas mais diferentes áreas.
Este é o segundo dia temático do Amigos da Escola em 2010 e, para esta data, o projeto escolheu o tema “Minha escola, minha comunidade”. As ações foram promovidas, simultaneamente, com cerca de 30 mil estudantes em 21 estados brasileiros. Aqui em Alagoas, a parceria foi firmada com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com o Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), com o Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas (CBM-AL) e com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
Das 08h ao meio-dia, o projeto promoveu atividades esportivas, culturais e ecológicas. "O projeto aconteceu da melhor forma e envolveu desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a 3º ano do Ensino Médio. E o mais importante é que toda a comunidade escolar participou", comemorou a secretária Mirna Vaslo.
Segundo ela, foram 10 oficineiros e mais de 400 estudantes participando das atividades.
De acordo com a técnica da Superintendência de Gestão do Sistema Educacional da SEE, Liziana Ferro Novaes, o evento contou com a colaboração de pessoas que se mobilizaram em torno do tema deste ano, escolhido com o intuito de estimular a interação entre os participantes em prol da educação. “O projeto tem surtido efeitos positivos, além da praticidade, como escovação de dentes e aplicação de flúor nas crianças até 12 anos, pais e amigos da escola poderão ouvir palestras sobre saúde bucal e da mulher”, explicou ela.


Entretenimento
Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a apresentação de grupos de capoeira, de hip hop e a sessões de contação de histórias. Além disso, os alunos também puderam participar de oficinas de reciclagem e técnicas de recorte e colagens. “São as crianças e adolescentes os atores principais do projeto. Estamos mudando Alagoas por intermédio da Educação e das artes”, destacou Liziane Ferro.
O Dia da Comunidade na Escola contou ainda com a exibição do filme ‘O Espanta Tubarão’, que tem como temas principais a liderança, a estima e busca de identidade. Também houve palestras sobre a paz, prevenção de acidentes e primeiros socorros, jogos e oficinas de corte de cabelo ministradas por profissionais do Senac, que ensinaram princípios básicos do corte e ofertaram os serviços de estética, gratuitamente, para a comunidade.
O primeiro dia temático, que aconteceu em 16 de abril, teve a participação de aproximadamente 32 mil alunos em 18 estados. Os próximos estão agendados para os dias 11 de agosto e 5 de novembro.


Amigos da Escola
Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo (TV Globo e emissoras afiliadas) com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica. O projeto estimula o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais – complementares, e nunca em substituição, às atividades curriculares/educação formal – e de cidadania, em benefício dos alunos, da própria escola, de seus profissionais e da comunidade.
O projeto é implementado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de instituições e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.