segunda-feira, 24 de maio de 2010

Terremoto de 6,5 graus atinge o Acre


Proximidade do Estado com os Andes provoca abalos sísmicos na região

O Acre foi atingido por um terremoto de 6,5 graus na escala Richter nesta segunda-feira (24), segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro fica no município de Tarauacá, a 381 km de Rio Branco, perto da divisa do Estado com o Amazonas. O tremor foi registrado às 13h18 no horário de Brasília
- A grande profundidade do terremoto dissipou a força do tremor e diminuiu a possibilidade de danos significativos. É comum terremotos profundos nesta região [centro do Acre].
Uma funcionária da secretaria da educação de Tarauacá afirmou ao R7 que não sentiu o tremor de terra. Outro funcionário público, do fórum do município, disse que não percebeu nenhuma movimentação de terra na cidade. Pessoas ouvidas pela reportagem em Rio Branco, capital do Acre, também relataram que não sentiram o terremoto.
Segundo o USGS, o treomor desta segunda-feira aconteceu a 580,5 km de profundidade. O terremoto de 7 graus que devastou o Haiti em 12 de janeiro aconteceu a apenas 13 km de profundidade.
A cidade de Tarauacá tem 33.883 habitantes, de acordo com estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2009.

Histórico
O Acre é um dos Estados brasileiros com maior atividade sísmica, devido à proximidade com a cordilheira dos Andes e ao encontro das placas tectônicas Sul-Americana e Nazca, ao longo da costa do oceano Pacífico. Em 2007, um terremoto com 6,1 graus ocorreu a 100 quilômetros do município acriano de Cruzeiro do Sul, sem causar danos.
É o segundo terremoto que atinge a região em menos de um mês. No dia 26 de abril, um abalo de 4,9 graus atingiu a região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.